
Galamba afasta director-geral de Energia
O secretário de Estado da Energia decidiu demitir Mário Guedes do cargo de responsável máximo da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG).
O secretário de Estado da Energia decidiu demitir Mário Guedes do cargo de responsável máximo da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG).
O Capital Group era o segundo maior accionista da EDP, com quase 10% do seu capital. A redução coloca a posição do grupo americano em menos de 3%.
Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar na próxima semana. A subida do gasóleo é expressiva e eleva o custo por litro para o valor mais elevado desde Setembro de 2015.
As acções da EDP chegaram a perder mais de 3% no arranque da sessão, mas depressa aliviaram parte dessa descida. A contribuir para a queda está o corte de estimativas de resultados para incorporar um valor de "rendas" da energia que não deverá receber.
O Ministério da Economia anunciou este domingo o número de pedidos recebidos pela direcção-geral de Energia e Geologia de construção de centrais solares.
Os preços dos combustíveis vão ter evoluções opostas na próxima semana, com a gasolina a descer e o gasóleo a aumentar e a fixar-se em níveis idênticos aos praticados no final de 2013.
Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar, com o gasóleo a destacar-se, registando a maior subida desde Maio. Já o custo da gasolina atingirá máximos de três meses.
A ENMC vai ganhar uma nova vida. Além de ganhar novo nome, vai passar a concentrar as competências de fiscalização de todo o sector energético, incluindo da energia eléctrica e do gás natural.
A regulação na área dos combustíveis passou para a ERSE. A ENMC vai tomar uma nova designação e ficará com as "competências de fiscalização de todo o sector energético numa única entidade".
A evolução dos derivados de petróleo esta semana não foi acentuada, o que não ditará oscilações consideráveis. Fonte do sector admite que o preço do gasóleo desça 0,5 cêntimos.
O BE quer alterar o projecto de lei do CDS-PP que prevê o fim do adicional do ISP, introduzido pelo actual Governo para compensar a quebra da receita fiscal quando o preço do petróleo estava baixo.
O novo plano de investimentos já recebeu "luz verde" do Governo, ficando abaixo da proposta inicial. A empresa concessionária promete que irá "manter a trajectória de redução das assimetrias da qualidade de serviço".
As oscilações de preços, a confirmarem-se, serão pequenas. No caso do gasóleo será a primeira vez em seis semanas que o preço subirá.
Rodrigo Costa garante que o conselho de administração mantém plena confiança no administrador João Faria Conceição e no director Pedro Furtado.
A eléctrica diz que ainda não teve acesso ao despacho do Governo e que só depois de o analisar é que vai decidir o rumo a tomar face ao corte de 100 milhões nos contratos CMEC.
O dossiê com as contas finais destes contratos estava na Direcção-Geral de Energia. O processo passou agora para o Governo que terá uma decisão final sobre o valor que a EDP tem a receber.