
Dívidas em atraso dos hospitais EPE mantêm-se nos 773 milhões em Agosto
Montante dos pagamentos em atraso regista descida de 130 milhões em relação ao mês homólogo de 2017.
Montante dos pagamentos em atraso regista descida de 130 milhões em relação ao mês homólogo de 2017.
O défice orçamental recuou de forma significativa em Agosto. Até Julho o défice em contabilidade pública tinha sido de 2.624 milhões de euros.
No primeiro semestre deste ano os cativos representavam 1,1% do orçamento de despesa da administração central e Segurança Social.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, está comprometido com uma meta de défice em contabilidade nacional, a que importa a Bruxelas, de 0,7% do PIB.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, está comprometido com uma meta de défice em contabilidade nacional, a que importa a Bruxelas, de 0,7% do PIB.
A Autoridade Tributária devolveu 400 mil euros aos partidos em IVA no ano passado. No seu todo, as restituições de IVA diminuíram por causa das Forças Armadas. A despesa com comunidades religiosas e IPSS aumentou.
Tal como na audição da CMVM do ano passado, as cativações voltaram a ser um dos principais temas no encontro que decorreu esta quinta-feira.
O aumento dos reembolsos de IRS e IVA assim como o adiamento do IRC estão a afectar temporariamente a execução orçamental. Entre Janeiro e Maio, o défice aumentou 1,59 mil milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.
As empresas enfrentam constantes alterações da legislação fiscal, acresce uma quantidade de obrigações declarativas e respectivo enquadramento sancionatório, o que acaba por criar entropias à actividade operacional das empresas, refere Rosa Areias, Tax Partner da PwC.
O défice orçamental do primeiro trimestre de 2018 ficou pior do que o registado no mesmo período do ano passado, quando corrigido dos efeitos que prejudicam a comparação.
O défice orçamental do primeiro trimestre ficou praticamente inalterado face ao mesmo período de 2017. Finanças garantem que está em linha com o esperado e que a despesa do SNS atingiu máximos do pré-troika.
O montante dos pagamentos em atraso aumentou 276 milhões face a 2017. Nos hospitais EPE, as dívidas cresceram 339 milhões.
Administração Regional de Saúde de Lisboa justifica omissão de 183 milhões de euros de dívidas a terceiros pelo facto de a facturação dos últimos meses de 2016 ter sido só registada em Janeiro e Fevereiro de 2017.
Manuela Proença ocupava o cargo desde 2012 e tinha sido reconduzida em Julho de 2014 por mais cinco anos. A ano e meio do fim do mandato, Mário Centeno decidiu avançar com uma recomposição na liderança da DGO, adianta o Público.
O ministro das Finanças fechou o ano de 2017 com um défice em contabilidade pública 1.607 milhões abaixo do registado no ano anterior. Mário Centeno garante que os objectivos fixados no Orçamento foram alcançados pelo segundo ano seguido.
Em contabilidade pública, ou seja, numa lógica de caixa, as despesas nos primeiros 11 meses do ano ultrapassaram as receitas em dois mil milhões de euros. É cerca de metade do verificado em 2016. Governo garante défice de final de ano igual ou inferior a 1,4% do PIB.