
DGArtes: Apoio ao teatro com reforço de 8 milhões de euros
O montante total disponível para a Direcção-Geral das Artes no âmbito do programa de apoios sustentados até 2021 passou a 83,04 milhões de euros.
O montante total disponível para a Direcção-Geral das Artes no âmbito do programa de apoios sustentados até 2021 passou a 83,04 milhões de euros.
Todas as entidades artísticas contempladas no ciclo anterior de apoios às artes, que concorreram ao programa sustentado, no novo ciclo, e que ficaram elegíveis, também vão receber financiamento.
Carlos Moura Carvalho ocupava o cargo desde Julho do ano passado na Direcção-geral das Artes (DGArtes), organismo responsável pela coordenação e execução das políticas de apoio às artes
A participação de artistas portugueses em exposições internacionais vai ser divulgada no Google nos próximos quatro anos, no âmbito de um acordo assinado pela direcção-geral das artes (DGArtes).
O teatro recebe a maior fatia dos apoios directos da Direcção-Geral das Artes: 4 milhões de euros. A secretaria de Estado da Cultura aceitou o pedido da DGA para que fossem apoiados mais projectos de teatro do que os inicialmente previstos. A decisão conduziu a um aumento do montante máximo que pode ser distribuído: em vez de 5,35 milhões, podem ser disponibilizados 7,15 milhões de euros.
A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) acaba de revelar que a abertura dos concursos públicos de apoio às artes, prevista para esta semana, foi suspensa, aguardando novas regras do Ministério das Finanças. De acordo com o calendário anunciado em Julho deste ano pela DGArtes, os concursos aos apoios Directo Anual, Bienal e Quadrienal, e de apoios indirecto Bienal e Quadrienal às artes deveriam abrir entre segunda e sexta-feira.
Os apoios concedidos pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes), durante o primeiro semestre de 2012, ascenderam a 6,3 milhões de euros para um total de 145 entidades, enquadrados em várias modalidades de concursos.
O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, disse esta terça-feira no Parlamento que vai "fazer tudo" para reabrir os concursos pontuais e plurianuais às artes em Setembro. A falta de apoios ? cancelados em Março passado devido ao "acentuado corte no orçamento da Direcção-Geral das Artes" ? tem, segundo os deputados da oposição, conduzido à quase paralização de várias estruturas de produção, sobretudo na área do teatro.
O Governo decidiu distribuir um milhão de euros a 80 entidades culturais, uma medida extraordinária que resulta "das receitas provenientes dos jogos sociais associadas ao orçamento da Cultura", segundo comunicado da Direcção-Geral das Artes.