
Prestação da casa desce em julho para todos os prazos
Maior descida ocorre nos contratos indexados à Euribor a 12 meses, apontam as simulações.
Maior descida ocorre nos contratos indexados à Euribor a 12 meses, apontam as simulações.
No início deste ano, a Autoridade para as Condições do Trabalho fez 861 participações ao Ministério Público relacionadas com estes trabalhadores, para reconhecimento de existência de contrato de trabalho.
Perante o agravamento do custo com os créditos à habitação, o Governo aprovou um diploma que enquadra as condições em que os bancos devem propor aos clientes uma renegociação do crédito de forma a evitar situações de incumprimento.
Após vários anos em terreno negativo, as Euribor começaram a subir mais significativamente desde 4 de fevereiro.
Cliente com empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e spread de 1%, passa a pagar a partir de fevereiro 704 euros.
É o que indica a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos. A evolução das taxas de juro Euribor está intimamente ligada às subidas ou descidas das taxas de juro diretoras BCE.
Desde 2015 que as taxas de juro estão em terreno negativo. No final de 2021 que acabaram as moratórias do crédito das famílias.
Desde abril de 2020 que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos créditos à habitação. O período inicial da suspensão dos pagamentos foi entretanto estendido até 30 de setembro de 2021.
Desde abril que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso das moratórias nos créditos à habitação por seis meses, com suspensão dos pagamentos das prestações (juros e capital) até 30 de setembro, prazo entretanto estendido até 31 de março de 2021.
Desde abril que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos créditos à habitação, com suspensão dos pagamentos das prestações (juros e capital).
As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa.
Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos paga mais 1,88 euros face à última revisão da prestação.
No inquérito sobre satisfação levado a cabo pela DECO, 42% dos trabalhadores trabalham mais de 40 horas semanais.
Estudo da Deco diz ainda que quase um terço está em risco de esgotamento.
Mais de metade dos trabalhadores portugueses (64%) não recebe pelas horas extra e quase um terço está em risco de esgotamento ('burnout'), revelou um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) hoje divulgado.
Inquérito da Deco revela que a grande maioria mantém-se fiel à sua seguradora durante largos anos e poucos leem com detalhe o contrato assinado.