
Ex-acionista da TAP Humberto Pedrosa vai à comissão de inquérito
Dono do grupo Barraqueiro, o empresário português de 75 anos tornou-se sócio no consórcio Atlantic Gateway com o brasileiro David Neeleman, em 2015.
Dono do grupo Barraqueiro, o empresário português de 75 anos tornou-se sócio no consórcio Atlantic Gateway com o brasileiro David Neeleman, em 2015.
O dono da Douro Azul, que é um dos "tubarões" mundiais dos cruzeiros fluviais, vendeu ao grupo Barraqueiro o seu negócio de "sightseeing". A alienação da empresa Roller Town, que tem uma frota de 10 autocarros turísticos, foi fechada por três milhões de euros.
"É um número bastante apreciável e que contribui para a nossa balança de pagamentos de forma muito positiva", disse à agência Lusa Luís Filipe Silva, vogal do conselho directivo do Turismo de Portugal.
A empresa de leasing chinesa fechou um acordo com a TAP para a compra de dois Airbus A330-900neo, os aviões que a companhia aérea vai receber dentro de alguns meses.
A fabricante europeia anunciou que o primeiro A330neo da TAP Air Portugal "acaba de sair do nosso hangar de pintura e já traz um sticker comemorativo deste lançamento do nosso cliente".
A Airbus publicou uma fotografia do seu modelo mais recente: o A321 neo Long Range. A TAP tem encomendados 24 aviões.
O fundo OMAM Inc tinha informado o mercado que detinha uma participação qualificada na REN, mas agora diz que só tem 1,49%.
A TAP fechou o primeiro semestre com prejuízos de 52 milhões de euros, mas o chairman da companhia garante que a empresa vai fechar o ano com "resultado positivo". Miguel Frasquilho considera ainda possível cotar a TAP em bolsa "num horizonte temporal de três a quatro anos".
O novo avião de longo curso da Airbus, o A330neo, que será operado em estreia mundial pela TAP, fez esta manhã o seu primeiro voo de teste. A aeronave descolou de Toulouse às 9:56 locais (8:56 em Lisboa) e entra assim na fase final de certificação.
O accionista da TAP não rejeita a saída de Fernando Pinto da companhia aérea enquanto CEO. Antonoaldo Neves, antigo presidente da Azul, tem sido apontado como potencial substituto.
David Neeleman diz que a companhia aérea está em negociações com o Porto para reforçar a sua operação a Norte. Para tal, exige "as mesmas condições que os outros" em termos de subsídios.
O accionista da TAP vê o Montijo como uma solução para o novo aeroporto, mas não para a sua companhia aérea. Pede rapidez e diz que o terminal pode ser construído "em seis meses". Quem paga? A Ryanair, a Easyjet e outras companhias que passam a voar para a margem sul do Tejo.
As parcerias que a TAP estabeleceu com duas companhias aéreas nos Estados Unidos e com outras duas no Brasil, nomeadamente em acordos de code-share, permitiu transportar um total de 162 mil passageiros nos primeiros sete meses deste ano.
O fundo norte-americano OMAM tornou-se accionista qualificado da REN. Este fundo é controlado em 25% pelos chineses da TAP: HNA Group
O grupo que integra a companhia aérea TAP, agora gerido pelos privados do consórcio Atlantic Gateway, viu os prejuízos aumentar 1,6 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, em termos homólogos.
O grupo HNA vai pagar 15 milhões de euros por uma participação maioritário no aeroporto de Frankfurt-Hahn. Neste aeroporto direccionado para as "low cost" a Ryanair é a presença mais forte.