
ERC dá parecer favorável à nomeação de Vítor Gonçalves para diretor de informação da RTP
O regulador dos media dá também parecer favorável à destituição de António José Teixeira das funções de diretor de informação de televisão.
O regulador dos media dá também parecer favorável à destituição de António José Teixeira das funções de diretor de informação de televisão.
Os cinco membros do Conselho Regulador tomam posse no parlamento na próxima semana, 07 de novembro, às 13h, perante o presidente da Assembleia da República.
João Pedro Figueiredo sublinhou que as redes sociais "não são reguladas neste momento pelos reguladores", mas que tal deve acontecer.
São doze as duplas que apresentaram candidaturas para suceder à equipa liderada por Gonçalo Reis. Entre os vários nomes apontados como candidatos à administração da RTP está o presidente da Lusa, Nicolau Santos, em parceria com Hugo Figueiredo, administrador da RTP para a área dos conteúdos.
Cabe à ERC autorizar a alteração de domínio, caso tal não aconteça existe nulidade do negócio. Ou seja, a autorização da ERC é "requisito essencial" para haver essa alteração.
A Global Media Group detém títulos como o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e Dinheiro Vivo. Na passada semana o grupo anunciou que vai iniciar um processo de despedimento coletivo que abrange 81 colaboradores.
Regulador diz que existem "fortes indícios da ocorrência de uma alteração não autorizada de domínio" ma Media Capital, dona da TVI.
Providência visava suspender a decisão da ERC de obrigar a transmissão dos direitos de resposta da IURD e correspondente aplicação de sanção por cada dia de atraso na sua execução.
Em causa estavam as participações contra a RTP e a ex-diretora de informação de televisão a propósito da data do reinício do "Sexta às 9" e duas reportagens.
Foram aprovados os nomes de António José Teixeira para diretor de informação de televisão e de Adília Godinho, Carlos Daniel, Hugo Gilberto e Joana Garcia para diretores-adjuntos de informação de televisão.
O regulador dos media não concluiu que a concentração entre as duas empresas "coloque em causa os valores do pluralismo e da diversidade de opiniões".
Ida de Mário Machado à TVI provocou várias queixas à Entidade para a Comunicação Social.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu parecer favorável às mudanças na Direcção de Informação da RTP, mas a decisão mereceu uma declaração de voto crítica do presidente do regulador.
A ERC informa que o seu Conselho Regulador decidiu agora validar as nomeações de Cândida Pinto, de Helena Garrido e de Hugo Gilberto Neves Martins Sousa para directores-adjuntos da Direcção de Informação de Televisão da RTP.
Conselho Regulador da ERC deliberou não dar parecer favorável às destituições de Vítor Gonçalves e João Fernando Ramos.
O Conselho Regulador da ERC já tinha dado um parecer não favorável às destituições de Vítor Manuel Gonçalves Loureiro e de João Fernando Correia Ramos dos cargos de Directores Adjuntos da Direcção de Informação de Televisão da RTP.