
Salgado não quer testemunhar no processo de insolvência do BES
A comissão liquidatária do BES chamou 104 testemunhas ao processo de insolvência do banco. Ricardo Salgado é uma delas, mas não quer depor.
A comissão liquidatária do BES chamou 104 testemunhas ao processo de insolvência do banco. Ricardo Salgado é uma delas, mas não quer depor.
A comissão liquidatária do BES reclama 14 milhões, mas o valor deverá aumentar, uma vez que Ricardo Salgado ainda não foi notificado e, portanto, não é conhecido o montante que lhe é exigido.
A comissão liquidatária do BES quer que a Goldman Sachs International devolva os juros e as comissões pagas na montagem da Oak Finance, a dias da resolução. São 104 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros). O banco presidido por Durão Barroso contesta.
"À data de hoje continua a ser incerto que o termo do prazo para apresentação das reclamações de créditos tenha, efectivamente, terminado a 12 de Fevereiro de 2018", afirma a comissão liquidatária do BES.
Já seguiu a última carta rogatória para citar os credores do BES de fora da UE. Para já, o prazo final para a entrega de reclamações é 11 de Dezembro. Mas pode ser estendido. É ainda uma incógnita.
O Correio da Manhã noticia esta terça-feira que a Comissão Liquidatária do BES não conseguiu ainda identificar os titulares de créditos no valor de 40 milhões de euros existentes no banco mau.
Luís Máximo dos Santos assume que há clientes do retalho que adquiriram obrigações seniores do Novo Banco, transferidos para o BES "mau" em 2015.
O administrador do Banco de Portugal Luís Máximo dos Santos, que é proposto para vice-governador, admite que não é fácil perceber se as comissões cobradas estão indexadas a uma contrapartida do serviço.