Instantâneos ou quase (12)
Este ano, tudo serve para aumentar as notas finais dos alunos (presença física à distância, trabalhos copiados, etc.), mas não os exames nacionais. Esses contam agora menos. Qualquer dia nem vão contar.
Este ano, tudo serve para aumentar as notas finais dos alunos (presença física à distância, trabalhos copiados, etc.), mas não os exames nacionais. Esses contam agora menos. Qualquer dia nem vão contar.
Não foi feito o suficiente pelas autoridades portuguesas para garantir uma verdadeira igualdade de rendimentos entre homens e mulheres, apesar da legislação em vigor.
O relatório do Comité Europeu dos Direitos Sociais do Conselho da Europa refere que "há muitos ciganos a viver em condições precárias em Lisboa".
"Apesar do progresso feito, a situação ainda não está em conformidade", revela o relatório.
"Ora o Bairro 6 de Maio na Amadora é uma fábrica de sem-abrigo. A Câmara Municipal da Amadora cria novos sem-abrigo sem uma palavra que seja do terno Prof. Marcelo. Brotam aliás centenas de cada vez que as retroescavadoras, apoiadas pela Polícia, lá entram. Famílias sem casa de repente, sem alternativa e muitas vezes sem aviso."
Comité Europeu dos Direitos Sociais considera demasiado baixos RSI de 178 euros e subsídios de 126.
O Governo espanhol de Mariano Rajoy propôs aos sindicatos a subida do salário mínimo em 1%, atingindo 655,08 euros.
O Governo espanhol em funções vai aprovar terça-feira, na última reunião do Conselho de Ministros do ano, o aumento do salário mínimo nacional, subindo-o de 648,80 para 655,08 euros (1%) mensais, valor muito inferior ao defendido pelas centrais sindicais.
Valor sobe de 648,80 para 655,08 euros.
Conselho da Europa alerta para "violação" da Carta Social Europeia.
O Conselho Económico e Social (CES) considera que o aumento do horário de trabalho dos funcionários públicos, de 35 para 40 horas semanais, "é um enorme retrocesso social" que se traduz numa redução do salário.
Comité europeu dos Direitos Sociais reporta diversos progressos na legislação portuguesa, mas condena valor "injusto" do salário mínimo.