
As imagens das cerimónias fúnebres de Otelo Saraiva de Carvalho
Capela da Academia Militar, em Lisboa, acolheu o velório do coronel que morreu no dia 25 de julho aos 84 anos.
Capela da Academia Militar, em Lisboa, acolheu o velório do coronel que morreu no dia 25 de julho aos 84 anos.
Para Vasco Lourenço, "os militares de Abril deixaram de estar na moda e deixaram de ser considerados" desde "há muitos anos" e deu como exemplo o facto de o ex-Presidente da República António Ramalho Eanes ter sido até hoje o único a ser nomeado conselheiro de Estado.
O Presidente da República disse que as polémicas em torno do percurso de Otelo Saraiva de Carvalho, depois do 25 de Abril, não pesaram para a decisão de não haver luto nacional e reiterou que cabe agora à história fazer a avaliação definitiva.
"Para mim, e apesar de todas as contradições, o Otelo tem direito a um lugar de proeminência histórica", defendeu o ex-presidente da República.
Dezenas de personalidades passaram este domingo pela Capela da Academia Militar. Marcelo elogiou o contributo decisivo do general Loureiro dos Santos para a democracia partidária.
O ex-Presidente da República António Ramalho Eanes lembrou hoje, emocionado, o general Loureiro dos Santos, seu "irmão por opção", sublinhando a sua personalidade "de excelência", como militar e académico.
De acordo com a informação da família, o funeral será realizado na segunda-feira, pelas 11 horas, no cemitério de Carnaxide.
Entre as centenas de pessoas que prestaram esta segunda-feira homenagem ao falecido major-general Jaime Neves destacaram-se dezenas de boinas "vermelho-magenta" de antigos combatentes e militares dos Comandos, na capela da Academia Militar, no Paço da Rainha, em Lisboa.
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, afirmou este domingo que o País "deve uma parte relevante" da sua liberdade a Jaime Neves, considerando que o general "fez muito pela democracia em Portugal".
PSD, PS e CDS destacaram no domingo o contributo do general Jaime Neves na consolidação do pluralismo democrático, com as suas intervenções no 25 de Abril de 1974 e, sobretudo, no golpe de 25 de Novembro de 1975.
Chefiou o regime de comandos no golpe militar de 25 de novembro de 1975...