
Ex-CEO do ActivoBank é novo braço-direito de Carlos Tavares no Montepio
Dulce Mota, que desempenhava as funções de CEO no ActivoBank, foi nomeada vice-presidente executiva da Caixa Económica Montepio Geral.
Dulce Mota, que desempenhava as funções de CEO no ActivoBank, foi nomeada vice-presidente executiva da Caixa Económica Montepio Geral.
A mutualista diz já ter vendido ações da Caixa Económica Montepio Geral a cerca de 30 entidades. Mas não diz quantas, nem que valor foi investido.
SCML já formalizou a entrada no capital da Caixa Económica Montepio Geral com um investimento de 75 mil euros. É assim concretizada a entrada no capital do banco, tal como noticiado pelo Jornal de Negócios.
Carlos Tavares vai continuar a acumular as funções de "chairman" e presidente executivo do Montepio durante mais quatro meses. O gestor já obteve luz verde do regulador.
O Montepio vai mudar, promete Carlos Tavares. A marca comercial será diferente e haverá entidades deste grupo que vão ganhar peso. O estrangeiro continua a ser vendido.
Depois do corte de 100 agências feitas pela administração de Félix Morgado, Carlos Tavares vai abrir novos balcões com "custos controlados" em territórios "menos urbanos". Terão dois a três funcionários e poderão ter horários distintos.
A venda de dívida pública no ano passado significou a perda de margem e de resultados nos primeiros seis meses do ano. Mas o lucro subiu num período em que a quebra das imparidades ajudou.
O ministro da tutela recusa qualquer problema no investimento de 75 mil euros da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na caixa económica do Montepio. Vieira da Silva recusa qualquer situação de excepção para a associação.
Os lucros do Montepio baixaram para 5,7 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, uma redução significativa face aos 11,1 milhões de euros de lucro registado no período homólogo.
A Caixa Económica Montepio Geral deverá ter um fundo de capital de risco para a economia social, financiado com parte dos resultados que vier a ter.
Tomás Correia quer que as instituições da economia social que entram no Montepio angariem clientes para o banco.
Vieira da Silva promete uma resposta do Governo às recomendações da Assembleia da República sobre a entrada da Santa Casa no Montepio, aprovadas a 20 de Abril.
A marca do Montepio pode vir a mudar. Contudo, parece certo, segundo o accionista, Tomás Correia, e o líder do banco, Carlos Tavares, que a palavra Montepio permanecerá. O resto é que poderá alterar-se.
Em vez de 30,1 milhões de euros, o Montepio obteve um lucro de 6,4 milhões em 2017. A certificação legal de contas e a gestão de Carlos Tavares reviram em alta as imparidades para crédito. Contas anteriores não aplicavam norma contabilística aplicável a Angola.
A Santa Casa propôs um dos administradores do Montepio, Manuel Teixeira, admite o provedor. Edmundo Martinho não sabe, contudo, se chegará ao conselho, caso não haja entrada no capital, mas adianta que "seria sempre não executivo".
Edmundo Martinho declarou que aguarda que o Governo decida se quer definir a política de investimentos da Santa Casa, como recomendou o Executivo. De qualquer forma, o provedor insiste que o negócio com o Montepio faz sentido.