
No congresso, os comunistas continuam "a vida em segurança" sem "ser cordeirinhos"
Evento começou com a entoação de "A Internacional", por apenas metade dos delegados inicialmente previstos.
Evento começou com a entoação de "A Internacional", por apenas metade dos delegados inicialmente previstos.
No palco, as superfícies foram higienizadas entre cada intervenção, e nas palavras dos dirigentes insistiu-se na "capacidade de organização", na "responsabilidade" e na "segurança da festa".
Presidente da República confessou-se "menos otimista" do que a DGS e do que o PCP quanto à realização do evento, acrescentando tratar-se de um problema de "avaliação política".
Militantes de base comunistas desconfiam do PS, simpatizando com nova "geringonça", desde que seja de esquerda. Jerónimo deixou até agora António Costa sem resposta sobre eventual acordo de longo prazo.
"Sim querem-nos quietos, confinados, calados e com temor, porque sabem o que aí vem. Querem que abdiquemos do que a vida tem de mais belo e realizador", denunciou.
Envolta em polémica, a 44.ª edição da Festa do "Avante!" dura até domingo e terá esta sexta-feira o habitual discurso de abertura oficial do secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.
No palco 25 de Abril vão desfilar Mão Morta, Capicua, Dino D'Santiago e Blasted, enquanto Lena D'Água e Dead Combo animam o auditório 1.º de Maio.
Presidente do PSD diz existirem "princípios éticos que não passa e não comenta". Expresso já repudiou divulgação de vídeo em que o primeiro-ministro alegadamente chama "cobardes" a médicos envolvidos no caso do surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz.
Insultos e ameaças ocorrem desde que lançou um abaixo-assinado contra a realização da Festa do Avante!, revela Francisco Mota.
O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, ou seja, para cerca de 33 mil pessoas.
"Cada um pode usufruir de uma área superior à que está estabelecida para a frequência de praias e que, em regra, será o dobro daquela que está fixada para espaços similares", indica PCP em comunicado.
"A definição de regras tem dois objetivos: garantir que não há problemas de saúde pública e os portugueses olharem para aquilo como um exemplo de boa conduta", disse.
A ministra disse ainda que Portugal está atento à vacina desenvolvida na Rússia e que o Índice de Transmissibilidade da doença voltou a aumentar nos últimos dias.
O secretário de Estado informa que vão ser realizadas reuniões "de cariz técnico" para garantir a máxima segurança na festa comunista que se realiza em setembro.
"Nós temos tido uma lotação estabelecida, do ponto de vista das licenças emitidas, que se aproxima dos 100 mil. Digamos que... Bem, não digamos mais nada", afirmou responsável pelo evento.
O recinto da festa do Avante!, entre 4 e 6 de setembro, no Seixal, vai ter mais 10 mil metros quadrados de espaço disponível.