
Bissau: a coca e os suspeitos do costume
É como como nos filmes de narcotraficantes e considere-se, precisamente por isso, que todos os detalhes contam. É coisa séria o que se passa em Bissau desde terça-feira.
É como como nos filmes de narcotraficantes e considere-se, precisamente por isso, que todos os detalhes contam. É coisa séria o que se passa em Bissau desde terça-feira.
Fernando Vaz, ministro da presidência do governo de transição da Guiné-Bissau, falou ao Correio da Manhã sobre as presidenciais de novembro e sobre a posição portuguesa face à antiga colónia.
O chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, foi acusado esta quinta-feira pelo procurador de Manhattan de participação numa operação internacional de tráfico de droga e armas.
O ministro das Relações Exteriores cabo-verdiano lamentou esta segunda-feira a morte de "um grande amigo de Cabo Verde", sublinhando que o Presidente Malam Bacai Sanhá "desempenhou bem as funções" e manteve o "equilíbrio" na Guiné-Bissau.
O Procurador-geral da República da Guiné-Bissau (PGR), Edmundo Mendes, ordenou a abertura de um inquérito a ser conduzido pelo Ministério Público para se apurar as circunstâncias que motivaram o conflito entre militares na segunda-feira.
O chefe do Estado-Maior da Armada guineense, Bubo Na Tchuto, é um dos seis militares detidos no quartel de Mansoa, norte da Guiné-Bissau, acusados de envolvimento na alegada sublevação militar de segunda-feira, revelou à Agência Lusa uma fonte militar.
O Governo guineense negou que tenha havido uma tentativa de golpe de Estado, mas confirmou um assalto ao paiol do Exército, e anunciou uma comissão de inquérito para analisar os conflitos militares ocorridos hoje no país.
A Guiné iniciou o dia com um forte tiroteio entre as forças armadas, o que obrigou o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, a refugiar-se numa embaixada.
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, terá procurado refúgio numa embaixada em Bissau. Na cidade ouviu-se um tiroteiro e residentes apontam um braço-de-ferro entre tropas leais ao Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai, e o Chefe de Estado-Maior da Armada, Bubo Na Tchuto.
A cidade de Bissau está em estado de sítio, segundo avança o jornal "A Nação".