
OE2026: Bombeiros defendem 49,38 milhões de euros como valor mínimo de financiamento
A lei de financiamento das associações humanitárias de bombeiros voluntários é aprovada anualmente no parlamento no âmbito do OE.
A lei de financiamento das associações humanitárias de bombeiros voluntários é aprovada anualmente no parlamento no âmbito do OE.
O ciclone tropical Gabrielle começou a atingir os Açores pelas 22:00 locais de quinta-feira e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o "período mais crítico" seja durante a madrugada.
“Fizemos”, “construímos”, "tivemos a coragem de fazer". Moedas reivindicou a autoria de 112 obras que eram do antecessor, de juntas, de universidades e do Governo (são dezenas de obras, incluindo creches, USF, escolas, jardins, residências estudantis, ou casas), incluindo com deturpação de números. Afirmou haver "mais 400 cantoneiros" a recolher lixo, mas mapa de pessoal da CML mostra que há menos 117
Estiveram no local seis veículos apoiados por 20 operacionais.
A concentração foi organizada por um grupo de 18 bombeiros nas redes sociais e não tem o apoio da Liga dos Bombeiros de Portugal.
"O incêndio teve origem numa fritadeira que se incendiou e ficou confinado à cozinha que ficou inoperacional", explicou a fonte à Lusa.
Centro de saúde de Idanha-a-Nova recusou atendimento do bebé por estar perto da hora de fecho.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
"Sou do tempo em que ter terras era património. Hoje, demasiadas vezes, é só um encargo", lamentou.
Primeiro-ministro está no Parlamento para debater a coordenação do combate aos incêndios em Portugal.
E quem veio? André Ventura, que cheira fumo com o mesmo faro e talento com que cheira oportunidades.
No período 2020-2024, a despesa executada no SGIFR totalizou 2.427 milhões de euros, 25% abaixo (-808 ME) do previsto.
O presidente da LBP disse que a organização representativa dos bombeiros quer o compromisso do governo e dos partidos nas alterações legais e pretende ser ouvida pelos deputados.
A vítima mortal é um homem de 54 anos, que conduzia o veículo ligeiro.
O homem, de 39 anos, é suspeito de usar "chama direta para atear os fogos, agindo por motivos fúteis", explica a PJ em comunicado.
O funeral vai realizar-se na terça-feira, pelas 10h30, na Covilhã.