
Protecção Civil recomenda "especial cuidado" no fim-de-semana
A Autoridade Nacional da Protecção Civil recomendou "especial cuidado" com o vento no fim-de-semana em Portugal continental, onde pode "soprar forte nalgumas regiões".
A Autoridade Nacional da Protecção Civil recomendou "especial cuidado" com o vento no fim-de-semana em Portugal continental, onde pode "soprar forte nalgumas regiões".
O gabinete do primeiro-ministro considerou hoje que "foram descontextualizas e deturpadas" as declarações feitas por António Costa na quarta-feira sobre a operação de combate aos incêndios.
Segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil, o fogo "mantém duas frentes activas" e as autoridades "accionaram três aviões Canadair espanhóis".
O incêndio que este sábado deflagrou numa fábrica de componentes para calçado em Felgueiras, distrito do Porto, encontra-se activo, mas está já confinado às instalações fabris, não pondo em risco habitações e um armazém contíguos.
O regulador das telecomunicações contou com empresas do sector e energéticas, assim como outros organismos, para definir 27 propostas de prevenção para os incêndios. Mas é necessária a actuação de mais de dez entidades.
Comissão Técnica Independente revela que dos sete pedidos de reforços de meios feitos pela Autoridade Nacional da Protecção Civil apenas dois foram aceites - e um deles não o foi na totalidade.
As chuvas intensas que se farão sentir, esta tarde, podem causar inundações. Leia aqui as recomendações da Autoridade Nacional da Protecção Civil.
Autoridade Nacional da Protecção Civil está encarregue dos pagamentos.
Jaime Marta Soares disse a Costa que os bombeiros não querem "estar debaixo da autoridade da Autoridade Nacional da Protecção Civil". Primeiro-ministro diz que "todos são poucos" para "a indispensável mudança".
O ministro das Finanças ainda está a avaliar impactos das medidas de apoio às áreas ardidas no défice, mas garante que este orçamento é "um instrumento de solidariedade nacional".
Constança Urbano de Sousa revela, na sua carta de demissão aceite por António Costa, que pediu para sair do Ministério da Administração Interna em Junho, logo após a tragédia de Pedrógão Grande.
Numa nota pública no site da presidência da República é referido que Marcelo Rebelo de Sousa está "a acompanhar a situação dos incêndios em todo o Continente". "O Chefe de Estado espera a rápida estabilização dos fogos e o balanço da tragédia, e falará depois ao País".
Envolvidos questionam actuação do comando da Autoridade Nacional da Protecção Civil. Mudanças na estrutura só depois de Conselho de Ministros
Ministro das Finanças recusa acusações de Duarte Pacheco de que está em curso uma "ruptura dos serviços públicos" que resulta da contenção orçamental do Governo, e avança números para reforço de pessoal na saúde, educação e protecção civil.
O comando operacional de Pedrógão ficou incontactável, os bombeiros sem combustível e a precisar de ajuda e as populações cercadas pelo fogo. Conteúdo da "caixa negra" da protecção civil, com registo das comunicações, é hoje divulgado pelo Público e pelo Jornal de Notícias.
Autoridade Nacional da Protecção Civil tomará medidas específicas quanto ao incêndio que matou pelo menos 61 pessoas