Mosquito da dengue em Portugal: "Só algumas espécies conseguem transportar estes vírus”
Miguel Castanho, investigador e professor, explica que apesar da presença do mosquito em território português a situação não é alarmante.
Miguel Castanho, investigador e professor, explica que apesar da presença do mosquito em território português a situação não é alarmante.
Há que admitir aqui que as coisas que receamos para nós são as mesmas que geram piedade quando acontecem aos outros
A temperatura média global junto à superfície entre janeiro e agosto ligeiramente mais baixa que a registada em 2024.
Relatório da OCDE divulgado esta quinta-feira.
Ursula von der Leyen também deixou uma mensagem de otimismo antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
Maria da Graça Carvalho pede resultados especialmente em três áreas: a mitigação, a adaptação e a transição justa.
Um relatório das ONU indica que o mundo está longe de controlar o aquecimento do planeta, com os países a avançarem lentamente na adoção de medidas climáticas, ao mesmo tempo que os eventos extremos são cada vez mais frequentes e severos.
Há grande azáfama por estes dias na cidade de Belém, no Pará, que será palco da COP30.
No país gelado, onde a temperatura média anual ronda os 5 graus celsius não existiam mosquitos. O aquecimentos global e o aumento do turismo mudaram tudo: já foram detetados três destes animais.
Relatório conclui que os recifes de coral de águas quentes, dos quais dependem quase mil milhões de pessoas e um quarto de toda a vida marinha, estão a ultrapassar o ponto de inflexão e está a acontecer uma mortandade generalizada.
Na Península Ibérica, as emissões, que até ao início de agosto estavam abaixo da média, aumentaram significativamente em apenas uma semana.
Serhii K. será extraditado para a Alemanha.
"As elevadas emissões causadas por estes incêndios têm o potencial de afetar não só as cidades espanholas, mas também o resto da Europa Ocidental e todo o continente", disse o cientista-chefe da Organização Meteorológica Mundial.
Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.
Segundo relatórios recentes da Organização Internacional do Trabalho, o calor excessivo é a causa de mais de 22,85 milhões de lesões de trabalhadores em todo o mundo.
O presidente da Zero destacou também o muito tempo de recuperação de serviços de ecossistema, paisagem incluída, destruídos pelos incêndios, e estimou em centenas de milhões de euros as perdas económicas e ecossistémicas.