
MP pede nulidade do licenciamento das obras na Arrábida
O Ministério Público considera que a aprovação nunca poderia ser dada sem consulta à Administração dos Portos do Douro e Leixões.
O Ministério Público considera que a aprovação nunca poderia ser dada sem consulta à Administração dos Portos do Douro e Leixões.
"Pela primeira vez", a entrada em operação de um novo navio-hotel da Douro Azul - o "Douro Splendour", construído em Viana - não vai ter direito a festa de inauguração. "Cancelei o baptismo por causa da confusão das obras [da APDL] no cais de Gaia", explicou o empresário.
A Associação das Actividades Marítimo Turísticas do Douro (AAMTD) acaba de ser criada por 28 empresas de cruzeiros e hotéis para combater "a inércia total na resolução dos problemas do sector". Mário Ferreira critica "a falta de diálogo muito grande" com a administração da APDL.
A ministra do Mar disse no Parlamento ter solicitado à Administração do Porto de Leixões que analise a concessão da gestão do terminal de cruzeiros de modo a que possa receber outro tipo de navios.
O porto de Leixões bateu este ano um recorde absoluto ao chegar aos 100 cruzeiros e quase 96 mil passageiros, o que representa um crescimento de 19% e de 33%, respectivamente, em relação ao ano passado.
As rendas pagas pelas concessionárias às administrações portuárias aumentaram 8% nos primeiros seis meses do ano para 38 milhões de euros. Sem greves, o porto da capital foi determinante para a subida.
Matos Fernandes, que tinha sido colocado por Rui Moreira na liderança da Águas do Porto antes de ingressar no Governo, vai ser o mandatário do concorrente candidato socialista nas eleições autárquicas de Outubro.
O porto de Leixões movimentou cerca de 9,7 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros seis meses deste ano, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.
O terminal de cruzeiros do porto de Leixões recebeu 45 navios e 41 mil passageiros no primeiro semestre deste ano, mais 29% e 64%, respectivamente, do que na primeira metade do ano passado.
O porto de Leixões continua a bater recordes na actividade de cruzeiros, tendo recebido 29 mil passageiros em 31 escalas nos primeiros cinco meses deste ano, mais cerca de 60% do que em igual período do ano passado.
Maio ainda agora começou e o porto de Leixões já atracou aquele que será o melhor mês de sempre na actividade de cruzeiros, com a chegada de 24 navios, dois dos quais em escala inaugural e cerca de 20 mil passageiros, de acordo com as previsões da autoridade portuária.
O presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), Matos Fernandes, renunciou ao cargo na quinta-feira e lamentou "profundamente" a "ausência de decisões nas restantes empresas do sector".
Matos Fernandes, presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões, apresentou a sua demissão em carta enviada ao ministro da Economia.