Pré-candidato à presidência do Peru sai ileso depois de carro ser atingido por tiros
As eleições presidenciais do Peru estão marcadas para o dia 12 de abril de 2026.
As eleições presidenciais do Peru estão marcadas para o dia 12 de abril de 2026.
Daniel Urresti, de 69 anos, era Ministro do Interior no governo de Ollanta Humala (2011-2016) e chefe dos serviços de informação num quartel militar na região andina de Ayacucho quando o jornalista Hugo Bustíos sofreu uma emboscada a 24 de novembro de 1988, numa zona rural.
"Opôs a liberdade ao fanatismo", defendeu Macron. "Comprometido com o tempo em que viveu", lembrou a escritora Carmen Posadas. "Um mestre da narrativa em espanhol", elogiou a Fundação Gabo.
Antigo líder foi libertado em dezembro do ano passado, depois de ter passado 16 anos numa prisão a leste de Lima. Cumpria uma pena de 25 anos por crimes contra a humanidade.
Será o quarto encontro de lideranças da Organização do Tratado de Cooperação Amazónica (OTCA) e o primeiro desde 2009 desse bloco criado em 1995 e formado por oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Numa altura em que o seu país vive em convulsão, a cantora peruana desloca-se a Portugal para 3 concertos. Vencedora de 3 Grammys latinos, garante: “Tive momentos muito difíceis nestes 50 anos.”
País enfrenta uma "espiral de violência" devido a protestos antigovernamentais que causaram a morte de 65 pessoas desde dezembro. Dina Boluarte acusa a polícia de estar "a ser atacada à queima-roupa por um grupo organizado que quer semear o caos, o ódio entre todos os peruanos".
Ministério dos Negócios Estrangeiros diz estar a acompanhar o caso. Maioria são turistas apanhados pela instabilidade política no país.
Dina Boluarte subiu ao poder na semana passada, depois de Pedro Castillo ter sido afastado pelo Congresso e preso. As manifestações de apoio a Pedro Castillo continuam e pedem a sua libertação.
Vice-presidente Diana Boluarte foi convidada pelo congresso a assumir o cargo de presidente. Pedro Castillo está detido na sede da polícia de Lima.
Aplicação do mecanismo de combate à corrupção internacional tem ficado aquém do esperado. João Paulo Batalha alerta: "Os organismos internacionais já começam a estar cansados das desculpas de mau pagador de Portugal".
Aníbal Torres renunciou ao cargo de primeiro-ministro alegando razões pessoais. O próximo primeiro-ministro será o quinto do governo de Pedro Castillo.
Pérez de Cuellar foi o primeiro latino-americano a ocupar a o cargo. Morreu em casa aos 100 anos.
A vítima mortal faleceu na sequência do desprendimento de uma rocha, segundo as autoridades peruanas. O sismo deixou 54 casas inabitáveis e quatro centros de saúde destruídos.
Os planos para a construção de um aeroporto perto das ruínas incas levou a que um grupos de arqueólogos e historiadores lançassem uma petição.
Agentes deslocaram-se a casa de Garcia para cumprir um mandado de detenção por corrupção, tendo encontrado o antigo governante já ferido.