
Área ardida em Chaves já ronda os 5.000 hectares
As chamas consumiram mato, floresta e zonas de olival, soutos e vinha.
As chamas consumiram mato, floresta e zonas de olival, soutos e vinha.
A vítima mortal é um homem de 54 anos, que conduzia o veículo ligeiro.
"O homem de 65 anos, operador de uma máquina de rasto de uma empresa privada contratada pela autarquia de Mirandela, faleceu pouco antes da meia-noite", disse à Lusa o comandante Paulo Santos. Incêndio continua ativo.
Rui Rocha defende que o Governo "deve fazer a preparação de um conjunto de políticas", no que diz respeito a "prevenção, organização do território, de valorização da floresta e da responsabilidade coletiva."
Em entrevista ao NOW, o presidente do Chega lamentou o facto dos bombeiros receberem "€3 à hora", defendeu que os imigrantes deviam subscrever seguros de saúde e admitiu que o OE "não está aprovado".
Declarações foram feitas em entrevista aos jornalistas.
Os moradores de uma pequena vila da província de Ourense, na comunidade autónoma espanhola da Galiza, ajudaram os bombeiros no combate a um incêndio florestal com vários focos.
Milhares de bombeiros combatem os fogos que assolam o País. Arganil parece não querer dar tréguas e continua a ser o incêndio que mobiliza mais meios, tendo já chegado a Castelo Branco.
O incêndio lavra numa zona de mato e floresta e, no combate, estão cerca de 160 operacionais que contam com o apoio de um meio aéreo.
O homem, de 39 anos, é suspeito de usar "chama direta para atear os fogos, agindo por motivos fúteis", explica a PJ em comunicado.
Os incêndios provocaram até agora dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Houve um aumento significativo de vegetação este ano. Não foi tratada, cresceu e secou (como pólvora). A culpa dos incêndios é complexa e devia gerar "consenso nacional", considera Xavier Viegas, diretor do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais.
Serviço de Proteção Civil Municipal de Castelo Branco já havia lançado um alerta, pedindo à população das freguesias de São Vicente da Beira e de Almaceda para se manterem em confinamento.
O funeral vai realizar-se na terça-feira, pelas 10h30, na Covilhã.
Mais de 3.800 bombeiros combatem os principais fogos que lavram no País. Arganil é o incêndio que mais meios mobiliza.