Secções
Entrar

Vem aí um certificado sanitário para circular na Europa, anuncia Costa

SÁBADO 26 de fevereiro de 2021 às 12:53

Documento abrange três circunstâncias: pessoas que já estiveram infetadas, vacinadas, ou que realizaram um teste que confirma que não está infetada com covid-19.

A Comissão Europeia está a preparar um documento para confirmar a condição em que cada europeu está em relação ao vírus. O certificado verde, um documento que confirma que uma pessoa já esteve contaminada, se já está vacinada ou se realizou um teste de despiste que deu negativo à covid-19, permitirá "que qualquer um possa entrar em Portugal sem se sujeitar a quarentena", explicou o primeiro-ministro.

Reuters

"A Comissão ficou de preparar nos próximos meses um documento que permita atestar, de uma forma não identificada, que uma pessoa está numa das seguintes circunstâncias: ou já esteve infectada com covid-19; ou está devidamente vacinada; ou realizou um teste que confirma que não está nesse momento contaminada com covid-19", disse António Costa à saída da reunião por videoconferência com o Conselho Europeu.

"O desejo que todos temos é que até ao verão seja possível que este documento exista", assegurou ainda.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela