Vasco Lourenço e Ramalho Eanes solidários com Mário Soares
O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, foi dar um "abraço de solidariedade" à família de Mário Soares, enquanto o antigo Presidente da República Ramalho Eanes disse acompanhar "com muita preocupação" o estado de saúde de Mário Soares
O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, foi dar um "abraço de solidariedade" à família de Mário Soares, enquanto o antigo Presidente da República Ramalho Eanes disse acompanhar "com muita preocupação" o estado de saúde de Mário Soares.
"[Acompanho] com muita preocupação, creio que como todos os portugueses. Mário Soares é para nós todos - para mim também - uma referência histórica de peso indiscutível. A ele se deve em grande parte a liberdade de que usufruímos e a democracia consolidada de que o Portugal actual dispõe", afirmou Eanes durante a conferência que proferiu sobre o tema "Portugal no tempo e no mundo", no encerramento do ano académico de 2016 da Academia das Ciências de Lisboa.
"Já mandei uma mensagem à [filha] Isabel [Soares,], que admiro muito, por quem tenho muita estima e amizade e consideração. Neste momento, o importante é partilharmos com a família e sentirem que estamos a acompanhar com muita amizade e espírito de oração", afirmou, destacando "o tanto" que Portugal deve ao antigo líder e fundador do PS, "pelo que fez, pelo seu contributo fundamental para a democracia e a liberdade".
Já Vasco Lourenço foi visitar a família de Soares. "Tenho uma relação cordial muito forte com a Isabel e com o João e estivemos a conversar. Foi uma conversa, nada de extraordinário, mas uma conversa de amigos. Vim aqui dar-lhes um abraço de solidariedade, neste momento difícil que estão a passar", afirmou Vasco Lourenço. Questionado pelos jornalistas acerca da duração da sua visita, Vasco Lourenço afirmou que, enquanto estiveram a conversar, "chegavam umas pessoas e saiam outras, daí o tempo mais longo da visita".
Edições do Dia
Boas leituras!