Secções
Entrar

UE apoia Portugal com mapas satélite para combater incêndio em Proença-a-Nova

14 de setembro de 2020 às 16:53

Portugal pediu apoio a Bruxelas no domingo à tarde para dispor de mapas satélite para combater o fogo em Proença-a-Nova, com a ativação a ser feita já esta segunda-feira de manhã.

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia (UE) está a acompanhar "de perto" os incêndios em Portugal, nomeadamente o de Proença-a-Nova, tendo hoje disponibilizado mapeamento por satélite de emergência, anunciou a Comissão Europeia.

"Com base num pedido urgente de mapeamento por satélite recebido por Portugal relativamente aos incêndios que afetam o concelho de Proença-a-Nova, Castelo Branco, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência ativou o serviço de gestão de emergências Copernicus em modo de mapeamento rápido", indica a Comissão Europeia em comunicado.

Assegurando que este serviço de proteção civil europeu criado para acompanhar desastres e ocorrências está a "acompanhar de perto os incêndios em Portugal", o executivo comunitário realça que "as imagens de satélite proporcionam uma avaliação do impacto e da extensão dos incêndios e são um auxilio muito importante para o combate eficaz ao incêndio que se propaga devido ao vento forte".

Segundo a informação disponibilizada na página da internet do Copernicus, Portugal pediu, através da Autoridade Nacional de Proteção Civil, apoio a Bruxelas no domingo à tarde para dispor de mapas satélite para combater o fogo em Proença-a-Nova, com a ativação a ser feita já hoje de manhã.

"Este incêndio está a alastrar rapidamente devido aos ventos fortes. O combate ao fogo envolve várias forças e meios aéreos", refere o registo da ocorrência, consultado pela Lusa, na mesma página 'web'.

O fogo que deflagrou em Proença-a-Nova no domingo regista um perímetro com mais de 55 quilómetros, informou hoje a Proteção Civil.

O incêndio começou na tarde de domingo em Proença-a-Nova e estendeu-se aos concelhos de Castelo Branco e Oleiros.

Às 15:45, de acordo com a Proteção Civil, estavam no local 955 operacionais, apoiados por 315 viaturas terrestres e 15 meios aéreos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela