Secções
Entrar

Sondagem coloca PS à frente da AD nas intenções de voto

Diogo Barreto 11 de março de 2025 às 07:55

Metade dos inquiridos considera que Luís Montenegro não tem condições para continuar à frente do Governo. Sondagem mostra ainda queda (ligeira) do Chega e subida (ligeira) da IL.

O PS ultrapassou a AD nas intenções de voto, revela uma sondagem publicada no dia em que o Parlamento vai votar a moção de confiança proposta pelo Governo na sequência da crise política motivada pelas suspeitas em torno da empresa familiar de Luís Montenegro. A outra sondagem conhecida no fim-de-semana apontava para uma curta vantagem da AD sobre o principal partido da oposição.

TIAGO PETINGA/LUSA

De acordo com a sondagem da Aximage e publicada no Diário de Notícias, o PS lidera agora as intenções de voto com 30,8% e a AD surge e segundo lugar com 25,8%. As entrevistas foram feitas entre quinta-feira e sábado e os resultados mostram uma queda abrupta da AD e uma subida mais ligeira do PS. Na edição anterior deste barómetro, de fevereiro, a AD estava à frente com 29,3% e o PS em segundo com 28,1%.

O Chega continua em queda apesar de manter o terceiro lugar nas intenções de voto (passou de 18,4% em fevereiro para 17,3% no novo barómetro). Surge depois a IL que continua a ganhar votos (consegue 7,3%, uma subida em relação aos 5,6% de fevereiro), Bloco de Esquerda (4,3%, que subiu em relação a 3,8%), Livre (2,5%, que caiu dos 4,1% de fevereiro), CDU (2,4%, que desceu dos 3,5% do mês passado) e PAN (0,8%, quando em fevereiro tinha 2,4%), revele ainda a sondagem no DN.

Questionados sobre se Luís Montenegro tem condições para se manter em funções, 50% dos inquiridos dizem que não — e só 37% dizem que sim. Uma parte significativa dos inquiridos (45%) diz ainda que o principal culpado pela crise política é Montenegro.  


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela