Secções
Entrar

Sismo de 5,2 sentiu-se esta madrugada em Peniche

01 de novembro de 2018 às 11:25

Em dia te Todos os Santos - o mesmo dia em que o terramoto de 1755 devastou Lisboa -, um sismo de 5.2 na escala de Richter fez-se sentir em Peniche. Não foram registados danos.

Um sismo de magnitude 5.2 na escala de Richter, com epicentro a 480 km a oeste de Peniche, foi registado esta madrugada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas não causou danos materiais ou feridos.

Segundo um comunicado do IPMA, divulgado na sua página na internet, o sismo foi registado pelas 4h27 nas estações da Rede Sísmica do Continente.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Figueira da Foz e com intensidade III em diversas localidades dos distritos de Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa", adianta aquele instituto.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera divulgou a informação no Twitter e vários utilizadores daquela rede social confirmaram que sentiram os efeitos do fenómeno natural.





Um sismo de magnitude 5.2 representa um risco moderado.

Este sismo sem consequências aparentes acontece no mesmo dia em que o grande terramoto que destruiu a cidade de Lisboa a 1 de Novembro de 1755, faz esta quinta-feira 263 anos. A escala deste sismo terá sido na ordem dos de 9.1 a 9.2. O sismo foi seguido de um marmoto e o número de mortos é ainda hoje impossível de determinar com certeza embora tenha sido na casa das dezenas de milhares.


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela