Secções
Entrar

Sindicatos e Carris chegam a acordo salarial para 2019

13 de fevereiro de 2019 às 14:58

O acordo "consagra um aumento de 20 euros na tabela salarial para todos os trabalhadores" e aplica-se a "todos os trabalhadores da Carris, incluindo os trabalhadores em contrato de cedência na Carris Bus".

A federação dos sindicatos dos transportes e a administração daCarrischegaram a um acordo salarial para 2019, que passou por um aumento de 20 euros na tabela salarial para todos os trabalhadores, revelaram esta quarta-feira os sindicatos.

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), afeta à CGTP-IN, revelou que a assinatura do "protocolo de entendimento" decorreu na segunda-feira e as matérias acordadas terão efeitos retroativos a janeiro de 2019.

Entre outras matérias, o entendimento clarifica também o conceito de dias úteis de férias para os trabalhadores com folgas rotativas: "Sempre que existam dias feriados no período de férias concedidas, a empresa considera, tacitamente, esses dias como feriado a pedido do trabalhador".

"Após conclusão do processo de revisão do acordo de empresa nas matérias de natureza não pecuniária este protocolo integrará o texto final, que resultar em acordo e será enviado para publicação, pelo que, esperamos que cheguem ao fim as discriminações que se fizeram sentir nos últimos meses", lê-se no comunicado.

A FECTRANS tem alegado que o acordo de empresa tem uma cláusula que discrimina os trabalhadores sindicalizados, num processo que levou à mediação do Ministério do Trabalho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela