Secções
Entrar

Sindicato dos Médicos questiona critérios de nomeação para direções clínicas

12 de dezembro de 2020 às 14:43

O sindicato recorda que foi apresentada ao Ministério da Saúde, no início do ano, uma proposta negocial relativa à governação clínica.

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) questionou hoje o governo sobre os critérios usados para a nomeação nas instituições de saúde, especialmente numa altura em que se espera uma liderança clínica forte.

Numa nota de imprensa o SMZS, que pertence à Federação Nacional dos Médicos, recorda que foi apresentada ao Ministério da Saúde, no início do ano, uma proposta negocial relativa à governação clínica.

O SMZS considera que, com esta proposta, "são introduzidas melhorias para o funcionamento dos serviços ao apresentar uma nova formulação da caracterização do "diretor clínico", no caso dos hospitais, e do "presidente do Conselho Clínico e da Saúde, no caso dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS)".

Para este sindicato dos médicos, a adequada governação clínica melhora os cuidados de saúde prestados aos doentes, ao promover uma liderança forte associada à qualificação técnico-científica", em detrimento de "uma visão puramente gestionária das instituições de saúde, sujeita a clientelismos, que se iniciou no ano de 2007 com o Estatuto do Gestor Público, implementado pelo ministro da Saúde, António Correia de Campos".

Este estatuto, refere o comunicado, revelou-se, ao longo dos anos, "uma falácia, ao abrir a porta a nomeações políticas duvidosas para cargos dos conselhos de administração hospitalares e dos órgãos de gestão dos ACeS".

A carreira médica "passou a ser substituída por indigitações pouco esclarecedoras e médicos mais jovens passaram a ocupar cargos para os quais certamente não possuem a devida preparação".

Exemplo deste tipo de gestão, aponta o SMZS, é a nomeação de um médico recém-especialista para presidente do Conselho Clínico do ACES Loures-Odivelas.

"Em tempos de pandemia, o Ministério da Saúde demonstra, mais uma vez, a inabilidade gestionária mediante políticas geradoras de desconfiança e descontentamento entre os médicos", remata o comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela