Secções
Entrar

Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à chuva

22 de dezembro de 2018 às 15:14

Segundo o IPMA, as ilhas do grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) vão estar sob aviso amarelo referente a chuva até às 06:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

A Protecção Civil dos Açores emitiu este sábado um alerta tendo em conta a previsão de chuva em sete das nove ilhas dos Açores entre hoje e domingo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) vão estar sob aviso amarelo referente a chuva até às 06:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo por causa da chuva vai vigorar até às 18:00 de domingo.

O aviso amarelo, o menos grave, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, incluindo a limpeza dos sistemas de drenagem das residências.

"Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água", alerta a Protecção Civil açoriana no comunicado.

Em locais "não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes", acrescenta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela