Secções
Entrar

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

30 de janeiro de 2019 às 07:25

O IPMA emitiu também um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte.

Sete distritos do continente estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também para hoje um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.

Na sexta-feira, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 5,5 a 7 metros, com altura máxima que poderá atingir 12 a 14 metros.

O aviso laranja para aqueles sete distritos do continente vai estar em vigor entre as 06:00 e as 18:00 de sexta-feira.

Também na sexta-feira, os distritos de Setúbal, Beja e Faro vão estar entre as 00:00 e as 18:00 sob aviso amarelo devido à agitação marítima com ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

Segundo o IPMA, o aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado e chuva em geral fraca no litoral oeste, estendendo-se às regiões do interior durante a manhã, tornando-se por vezes forte nas regiões Norte e Centro a partir do início da tarde.

Está também prevista queda de neve acima de 800 metros, subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte no litoral a partir da tarde, com rajadas até 65 quilómetros por hora a norte do Cabo Carvoeiro, e tornando-se forte nas terras altas, com rajadas até 85 km/h a partir do meio da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar hoje entre 01 grau (em Bragança e Guarda) e os 10 graus Celsius (em Faro) e as máximas entre os 08 (em Bragança) e os 17 (em Faro).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela