Segurança Social pagou abono a mais por erro
39 mil crianças receberam em Março um valor de abono de família superior por causa de um erro informático
Cerca de 39 mil crianças receberam em Março um valor de abono de família superior ao que tinham direito, devido a um erro informático, anunciou esta sexta-feira, 15 de Abril, o Instituto de Segurança Social, que está a fazer o acerto em Abril.
Em comunicado, o Instituto de Segurança Social (ISS) revela que detectou um erro informático no pagamento da prestação no mês de Março, o que fez com que cerca de 39 mil crianças recebessem um valor superior ao que tinham direito.
De acordo com o ISS, as cerca de 39 mil crianças representam "menos de 4% do total dos beneficiários". Após a detecção do erro, o ISS adianta que o "acerto está a ser feito no pagamento referente ao mês de Abril", estando as respectivas famílias a ser notificadas por correio electrónico ou por carta.
Por outro lado, o ISS diz também que "as variações que estão a decorrer nos pagamentos dos montantes do abono de família resultam dos aumentos" introduzidos pelo actual Governo e que obrigaram ao "pagamento de retroactivos no mês de Março".
O ISS aproveita para lembrar que um decreto-lei aprovado em Janeiro veio aumentar o abono de família para crianças e jovens de famílias monoparentais de 20% para 35%, além de uma portaria que aumentou os montantes atribuídos nos 1.º, 2.º e 3.º escalões desta prestação social, actualizando-os em 3,5%, 2,5% e 2%, respectivamente. "O aumento foi reflectido no pagamento desta prestação efectuado no mês de Março, o qual incluiu os retroactivos referentes ao mês de Fevereiro", lê-se no comunicado.
Acrescenta que este mês o pagamento do abono de família já reflecte o valor final com os aumentos introduzidos pelas respectivas alterações legislativas.
Edições do Dia
Boas leituras!