Secções
Entrar

Reabilitação concluída em quatro casas de Pedrógão Grande

05 de setembro de 2017 às 15:42

Casas destruídas em Pedrógão Grande pelo incêndio que deflagrou em Junho naquele concelho foram reabilitadas, havendo ainda 99 processos entregues a instituições

A reabilitação de quatro casas destruídas em Pedrógão Grande pelo incêndio que deflagrou em Junho naquele concelho já está concluída, havendo ainda dez obras adjudicadas, 99 processos entregues a instituições e 43 processos completos no fundo Revita.

1 de 11
Pedrógão Grande
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Pedrógão Grande
Foto: REUTERS/Miguel Vidal
Pedrógão Grande
Foto: REUTERS/Miguel Vidal
Foto: Nuno André Ferreira
Pedrógão Grande
Foto: Raquel Wise
Pedrógão Grande
Foto: Raquel Wise
Foto: Vítor Mota/Cofina Media
Foto: Carlos Barroso/Correio da Manhã
Foto: Nuno André Ferreira/Cofina Media
Foto: Lusa
Foto: Lusa

"Em termos de habitações, temos quatro concluídas, dez adjudicadas, 17 em avaliação, 21 em consulta de preço, 31 em execução de projecto e 99 entregues a diferentes instituições", tendo também já sido entregues "43 processos completos" no fundo Revita - destinado a gerir donativos para apoiar as vítimas -, anunciou a Câmara Municipal de Pedrógão Grande, numa nota de esclarecimento endereçada aos munícipes e divulgada hoje nas redes sociais e na página da autarquia.

A nota, assinada pelo presidente da autarquia, Valdemar Alves, a 23 de Agosto, dá conta também de que está a ser preparado um reforço da equipa do município "com engenheiros, arquitectos e desenhadores, através da Fundação EDP", de forma a acelerar o processo de reconstrução das casas afectadas pelo fogo que deflagrou em Pedrógão Grande, em Junho, e que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

No esclarecimento, Valdemar Alves sublinha ainda que o Ministério da Saúde tem entre 16 e 18 psicólogos, e sete a oito médicos na área afectada pelo incêndio, "estando a decorrer processo de reforço destas equipas e de assistentes sociais e fisioterapeutas".

Em relação à protecção de recursos hídricos, a autarquia realça que foi feito um investimento de 578 mil euros para intervir nos 34 quilómetros de cursos de água do concelho, para minimizar a erosão dos solos, recuperar as bacias de retenção de águas, remover material arbóreo ardido e sedimentos dos leitos, recuperar pontões e vazar as passagens de água.

No documento, o presidente da Câmara recorda também a "enorme" solidariedade que "continua a chegar" ao concelho, referindo que foi criado o Gabinete Operacional de Recuperação e Reconstrução para responder aos pedidos de apoio e também para a disponibilização de ajuda.

"Têm-nos chegado indicações de que algumas pessoas terão bens (inclusivamente em excesso) e que na verdade não necessitavam dessa ajuda. De facto, verificam-se algumas situações desta ordem", nota Valdemar Alves, explicando que "existe distribuição alheia ao município e a outras instituições, que é feita sem critério, mas com a melhor das intenções".

"Quem não precisa ou não foi afectado pelo incêndio deve evitar procurar e receber estes bens", defende o autarca, considerando que o comércio local "necessita de manter a sua capacidade de manter as portas abertas".

O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande no dia 17 de Junho, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foi dado como extinto uma semana depois.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.

O fogo chegou ainda aos distritos de Castelo Branco, através da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra e Penela.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela