Secções
Entrar

Politécnicos vão passar a atribuir doutoramentos

15 de fevereiro de 2018 às 08:43

O Conselho de Ministros vai aprovar um conjunto de medidas. A atribuição de doutoramentos deixará de ser uma competência exclusiva das universidades.

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar um conjunto de medidas na área da investigação e do conhecimento. Em reunião em Matosinhos, a aprovação destas medidas vai agilizar a atribuição do grau de doutoramento, que deixa de ser uma competência exclusiva das universidades, passando os institutos politécnicos a poder também fazê-lo. 

Durante o debate quinzenal, António Costa tinha já avançado que pretendia "modernizar o regime jurídico de graus de diplomas de universidades e politécnicos", e também "reconhecer graus académicos e outras habilitações atribuídas por instituições de ensino superior estrangeiras".

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior defende agora essa possibilidade, mediante condições que passam pela capacidade de a instituição desenvolver actividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e ter pelo menos 75% dos recursos humanos integrados em unidades de investigação. Exige-se também uma avaliação mínima de "Muito Bom" pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 

"Aumentamos os níveis de exigência para todos e retira-se a limitação institucional", disse à agência Lusa o ministro Manuel Heitor, explicando que apenas as unidades de investigação classificadas com "Muito Bom" e "Excelente" poderão atribuir doutoramento, independentemente de serem universidades ou politécnicos. Actualmente, apenas as universidades podem atribuir o grau de doutor. 

"Todas as instituições universitárias ou politécnicas, desde que tenham capacidade científica, poderão dar o doutoramento", afirmou o ministro.

"As unidades têm é de ser muito boas ou excelentes", reiterou, acrescentando que neste momento, em termos médios, só 50% dos docentes do Ensino Superior estão integrados naquelas unidades.

De acordo com o ministro, no ensino universitário esta percentagem é superior, mas no politécnico ainda há poucos docentes (menos de 20%) integrados em instituições de investigação. 

"O que estamos a fazer é tentar sobretudo estimular o ensino politécnico a desenvolver a capacidade científica e de investigação", declarou.

O diploma, que contempla outras medidas, nomeadamente mestrados de um ano, segue-se à apresentação de um relatório da OCDE, este mês, com várias recomendações para reforçar o desempenho das instituições portuguesas de ensino superior.

No documento que vai a Conselho de Ministros, considera-se que a revisão em curso do regime legal que regula os graus e diplomas do ensino superior é central para "dar acolhimento às recomendações formuladas pela OCDE".

Numa nota explicativa, o ministro refere que o objectivo é modernizar e adaptar este regime jurídico "à realidade que emerge na Europa e em Portugal".

Portugal continua a ter poucos doutorados, sobretudo nas empresas, e em situação laboral precária e desperdiça dinheiros públicos escassos ao financiar bolsas de doutoramento sem priorizar áreas de investigação onde essa formação faz falta, de acordo com o diagnóstico feito no relatório preliminar da OCDE, que avaliou em 2017 o estado do sistema científico, de ensino superior e inovação em Portugal.

Embora com outros contornos, a avaliação da OCDE voltou a ser feita, a pedido do Governo, após um interregno de dez anos.

Os peritos avisaram que, apesar de o número de doutorados ter aumentado em Portugal, a taxa de pessoas com doutoramento concluído no país continua baixa quando comparada com a da Alemanha, da Suíça ou do Reino Unido.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela