Secções
Entrar

Novo Documento Único Automóvel entra quinta-feira em vigor

31 de julho de 2019 às 17:32

O novo DUA tem uma configuração semelhante ao do cartão do cidadão e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas. A partir de 2020, todos os veículos automóveis terão um.

Todos os carros que recebam a primeira matrícula a partir de quinta-feira passam a ter o novo Documento Único Automóvel (DUA) num formato simplificado, mas também mais "resistente e seguro", informou o Ministério da Justiça (MJ).

O novo DUA, com uma configuração semelhante ao do cartão do cidadão, aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos automóveis.

O DUA é - indica o MJ - "mais fácil de manusear e de guardar na carteira" e, por isso, "menos suscetível de ser deixado no veículo exposto a eventuais furtos".

O documento (DUA) utiliza elementos de segurança reforçados e incorpora um inovador e seguro elemento de leitura ótica: o código "UniQode".

"O DUA na Carteira" é uma medida Simplex incluída no Plano Justiça+Próxima, com o objetivo de simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reunir dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário.

Em 2018 foram emitidos 1.9111.721 DUA e prevê-se que, durante o projeto-piloto que decorre até 31 de dezembro próximo, sejam emitidos cerca de 200 mil novos DUA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela