Secções
Entrar

Mulheres a trabalhar são quase tantas como os homens

01 de maio de 2016 às 09:58

Em Portugal. as mulheres representam 49% da força de trabalho em Portugal

As mulheres representam quase metade da força de trabalho em Portugal, passando de 40 para 49 por cento nos últimos 30 anos, com os homens a descerem de 60 para 51 por cento, segundo dados hoje divulgados.

A propósito do Dia do Trabalhador, que hoje se comemora, o portal estatístico Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, cruzou números de 1986 e 2015 e demonstra que o setor primário perdeu quase um terço dos empregados, que aumentou o trabalho a tempo parcial e diminuiu o número de trabalhadores por conta própria.

Hoje o país tem mais 260 mil empregados do que há 30 anos, 4,548 milhões contra os 4,289 milhões em 1996, começa por lembrar a Pordata, acrescentando que se a população empregada em Portugal fosse de 100 pessoas seriam 51 homens e 49 mulheres, quando há 30 anos eram 60 homens e 40 mulheres.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela