Secções
Entrar

Meco: Buscas pelos turistas desaparecidos retomadas às 7h30

11 de abril de 2018 às 08:45

As operações de busca pelos dois cidadãos austríacos desaparecidos na segunda-feira na praia do Meco continuam esta quarta-feira.


1 de 6
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media

As operações de busca pelos dois cidadãos austríacos desaparecidos na segunda-feira na praia do Meco, em Sesimbra, distrito de Setúbal, foram retomadas às 7h30, adiantou à agência Lusa o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em declarações à Lusa, o comandante Fernando Pereira da Fonseca explicou que as buscas pelos dois desaparecidos que foram arrastados pelo mar na segunda-feira após uma aterragem acidentada da mulher, foram retomadas às 07:30, apesar da previsão de agravamento do estado do mar para hoje.

"As buscas vão ser retomadas a partir das 7h30. Durante a noite houve monitorização habitual daquela zona da costa com as patrulhas da Polícia Marítima, mas agora [de manhã] o dispositivo vai ser outra vez colocado. Contudo, hoje vamos ter um agravamento da ondulação em relação ao dia de ontem [terça-feira]", disse.

O comandante indicou que só é esperada uma melhoria das condições da ondulação na sexta-feira.

"Para o dia de hoje não estamos com muita esperança de chegar ao local onde está o parapente", disse.

De acordo com o porta-voz da AMN, os meios a ser empenhados hoje nas buscas são os mesmos que foram empenhados na terça-feira, ainda sem certezas sobre a utilização do helicóptero da Força Aérea.

"O capitão do porto [de Setúbal] é que vai avaliar a situação no local. As equipas de terra vão ser activadas, mas o meio aéreo ainda vai ser avaliado se vale a pena mobilizar devido às condições do mar", indicou.

Na terça-feira, estiveram envolvidos nas buscas três equipas e uma moto4 da Polícia Marítima, uma moto4 do Instituto de Socorros a Náufragos com nadadores-salvadores, uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, uma ambulância e elementos dos Bombeiros Voluntários e uma equipa da Protecção Civil de Sesimbra, bem como, uma equipa de mergulhadores forenses da Polícia Marítima e uma de mergulhadores sapadores da Marinha.

Segundo a AMN, "durante a baixa-mar, foram realizadas três tentativas de agarrar o parapente pelo recuperador do helicóptero da Força Aérea Portuguesa, com recurso a um gancho ligado a um cabo que se estendia para terra, numa operação de elevada complexidade, contudo, não foi possível retirá-lo do mar".

De acordo com a AMN, as equipas de mergulhadores não conseguiram operar devido à forte rebentação, que inclusivamente, limitava a visibilidade no local.

O acidente ocorreu na segunda-feira de manhã na praia do Meco, quando três cidadãos austríacos praticavam parapente, tendo um deles morrido e os outros dois sido dados como desaparecidos.

As duas pessoas desaparecidas integravam um grupo de turistas austríacos que chegou a Portugal na semana passada para a prática da modalidade de parapente.

O acidente ocorreu quando uma mulher aterrou numa praia do Meco, muito perto da água, tendo sido arrastada para o mar, juntamente com o parapente. Dois outros austríacos do mesmo grupo, que tinham aterrado pouco antes no mesmo local, foram em socorro da mulher, mas acabaram, também eles, por ser arrastados para o mar.

O corpo de uma das três vítimas foi encontrado ainda na segunda-feira, mas já sem vida.

Contactado pela agência Lusa, o embaixador da Áustria em Portugal, Robert Zischg, lamentou o acidente e disse que a embaixada estava a acompanhar a situação, tendo disponibilizado "dois funcionários para acompanharem o grupo de turistas austríacos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela