Secções
Entrar

Marcelo passa 10 de Junho em Cabo Verde

31 de dezembro de 2018 às 14:06

Presidente da República fez anúncio em Cabo Verde. Ainda hoje partirá rumo ao Brasil.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje em Cabo Verde que vai passar parte do 10 de junho, Dia de Portugal e das Comunidades, neste país, onde visitará as cidades da Praia e do Mindelo.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas durante a visita que efetuou à Rádio de Cabo Verde (RCV), acompanhado do seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

O Chefe de Estado português encontra-se em Cabo Verde, de onde partirá ainda hoje para o Brasil para assistir à tomada de posse do Presidente eleito, Jair Bolsonaro.

"Estou no aquecimento para vir cá festejar o Dia de Portugal e das comunidades em Cabo Verde, na cidade da Praia, acolhido pelo nosso querido Presidente [cabo-verdiano] e pelas autoridades cabo-verdianas e o povo cabo-verdiano, e depois dar um pulo ao Mindelo", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

"Começaremos no território português e depois partiremos para chegar aqui a meio da tarde, o que permitirá ainda nessa tarde e durante a noite celebrar aqui na cidade da Praia e, no dia seguinte, na cidade do Mindelo", ilha de São Vicente, prosseguiu.

Com este programa, o Presidente português pretende "cobrir o mais possível diferentes comunidades de portugueses, em várias ilhas, sempre numa grande fraternidade com o presidente e as autoridades cabo-verdianas".

A passagem de Marcelo Rebelo de Sousa por Cabo Verde em junho de 2019 deverá ainda ter um programa "à margem das comemorações". "Temos um programa complementar. Há muito tempo que o Presidente [cabo-verdiano] quer que eu vá a uma ilha muito especial para ele", disse o chefe de Estado português.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou no domingo à tarde a Cabo Verde, tendo jantado num dos mais famosos restaurantes na cidade da Praia.

Hoje de manhã, pelas 08:30, começou o dia com um mergulho nas águas da Prainha, onde conviveu com populares.

O Presidente elogiou a "temperatura única na água" e o sol que se faz sentir em Cabo Verde. "Como veem, um sonho", disse.

Para o chefe de Estado esta foi uma forma "muito agradável de acabar o ano".

Durante a visita que efetuou à RCV, Marcelo rebelo de Sousa teve ainda a oportunidade de ler uma mensagem de ano novo em crioulo, tendo no final confessado que "o crioulo não é tão diferente assim do português. É mais abreviado, mais rápido e mais intenso".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela