Secções
Entrar

Marcelo assinala aniversário em Belém com adversários

24 de janeiro de 2017 às 19:17

O chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém os ex-candidatos presidenciais António Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém Roseira, Paulo de Morais, Henrique Neto, Jorge Sequeira e Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans

Marcelo Rebelo de Sousa, eleito Presidente da República há um ano, assinalou hoje a data com um almoço com seis ex-adversários e falou por Skype com a eurodeputada Marisa Matias, que não pôde estar presente.

O chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém os ex-candidatos presidenciais António Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém Roseira, Paulo de Morais, Henrique Neto, Jorge Sequeira e Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, durante cerca de uma hora e meia. No final do almoço, tiraram uma fotografia de grupo, na varanda do palácio.

A conversa com Marisa Matias aconteceu antes do almoço e foi registada em vídeo e divulgada na página da Presidência da República na Internet. Nesse vídeo, Marcelo Rebelo de Sousa deseja à eurodeputada do Bloco de Esquerda "boa sorte para a sua longuíssima vida política" e agradece-lhe pela campanha que fez em 2016.

1 de 24


"Muito obrigada por aquela campanha, e pelo contributo que deu a Portugal e está a dar a Portugal", afirma o Presidente da República, no final da conversa, que durou cerca de três minutos. "Obrigada a si também", responde Marisa Matias, a partir de Bruxelas, onde tinha trabalhos do Parlamento Europeu.

Nesta conversa, Marcelo Rebelo de Sousa aparece no seu gabinete, à secretária, em frente ao computador, e vê-se Marisa Matias no ecrã, sorridente.

Os dois trocam cumprimentos, falam brevemente sobre o trabalho da eurodeputada, lamentam não poderem estar juntos no almoço de hoje em Belém, e o Presidente da República elogia a sua ex-adversária.

"Foi uma campanha eleitoral inesquecível, e uma das grandes surpresas foi, de facto, a sua candidatura. Valorizou o debate político, teve um êxito que ultrapassou as expectativas e foi, ao mesmo tempo, a consagração de uma vocação política a nível nacional", considera.

Marisa Matias diz-lhe que também gostou muito da campanha e do debate que os dois tiveram.

Os ex-candidatos presidenciais Edgar Silva e Cândido Ferreira também não puderam estar presentes no almoço de hoje no Palácio de Belém, o primeiro devido a afazeres políticos regionais e o segundo por se encontrar no estrangeiro.

Nas eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito à primeira volta, com 52% dos votos.

Sampaio da Nóvoa, apoiado por parte do PS, ficou em segundo lugar, com 23%, e Marisa Matias em terceiro, com 10%. Em quarto lugar, com cerca de 4%, ficou a socialista Maria de Belém, também apoiada por uma parte do seu partido - que optou por não declarar apoio oficial a nenhum candidato.

Seguiram-se o candidato do PCP, Edgar Silva, com perto de 4%, Vitorino Silva, com aproximadamente 3%, Paulo de Morais, com cerca de 2%, e Henrique Neto, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira, os três com menos de 1% dos votos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela