Secções
Entrar

Mais de 60 mil pais já se inscreveram na plataforma dos manuais gratuitos

01 de agosto de 2018 às 14:18

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começaram a ser distribuídos hoje através da MEGA a cerca de 650 mil alunos.

Mais de 60 mil encarregados de educação fizeram a pré-inscrição na plataforma de distribuição de manuais escolares gratuitos até à meia-noite passada, sendo que esta quarta-feira de manhã teve mais de dez mil utilizadores em permanência.

1 de 4
Pais vão gastar mais em manuais
Foto: Sábado
Foto: Getty Images
Foto: Pedro Pires Vieira / Correio da Manhã

Os dados foram avançados à agência Lusa por Miguel Farrajota, do Instituto de Gestão Financeira de Educação (IGeFE), que garantiu que a plataforma MEGA está a funcionar sem problemas.

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começaram a ser distribuídos hoje através da MEGA a cerca de 650 mil alunos: 500 mil do 1.º ao 6.º ano de todas as escolas públicas de todo o país e cerca de 150 mil do 7.º ao 12.º dos estabelecimentos de ensino lisboetas, através de uma parceria da autarquia com o ministério.

"Hoje de manhã, nas primeiras horas do primeiro dia da medida, tivemos mais de 10 mil utilizadores em permanência", contou à Lusa Miguel Farrajota, acrescentando que "mais de 60 mil encarregados de educação fizeram um pré-registo antes do dia 1 de Agosto".

Através do site www.manuaisescolares.pt, os encarregados de educação acedem à plataforma que lhes atribui um 'voucher' que podem descarregar numa aplicação móvel ou então imprimir e entregar numa das livrarias aderentes.

No entanto, reconheceu o responsável, há escolas que ainda estão a actualizar os dados dos alunos e por isso os 'vouchers' ainda não estão disponíveis.

Mas Miguel Farrajota garantiu que "os pais podem ficar descansados e tranquilos porque a plataforma irá informar assim que o voucher fique disponível", o que deverá ser "muito em breve, tendo em conta a actualização de dados das escolas".

O responsável do Ministério da Educação explicou que o 'voucher' é automaticamente emitido e fica disponível na área privada dos encarregados de educação.

Até ao final do dia de terça-feira tinham aderido "cerca de mil livrarias de todo o país", sendo que continuam a chegar inscrições de livrarias.

Na plataforma estão manuais escolares utilizados no ano lectivo que agora terminou, mas também livros novos, que podem ser utilizados por famílias, escolas e livreiros.

A plataforma deverá estar activa até ao final de Outubro, para garantir que não ficam de fora alunos que mudam de escola após o arranque do ano lectivo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela