Secções
Entrar

Lusodescendente entre as vítimas do ataque em Nova Orleães

CM 02 de janeiro de 2025 às 22:44

Matthew Tenedório era neto e filho de emigrantes de Vila Nova de Cerveira, no Minho.

Matthew Tenedório, lusodescendente, é uma das 15 vítimas do ataque que marcou a noite de passagem de ano, quarta-feira, em Nova Orleães, nos Estados Unidos da América, avança o jornal LusoAmericano.O lusodescendente, de 25 anos, neto e filho de emigrantes de Vila Nova de Cerveira, no Minho, foi baleado após um ex-militar norte-americano ter atropelado em massa.

Na noite do ataque, Matthew  jantou com os pais e juntou-se, posteriormente, aos amigos na Bourbon Street. Antes de Matthew sair de casa, a mãe fez um último pedido ao filho: "Abracei-o e disse-lhe, 'amo-te muito. Bom Ano Novo! Por favor manda-me uma mensagem de texto quando chegares a casa'. E a mensagem nunca chegou", contou a mãe, Kathy Tenedório, citada pelo jornal LusoAmericano, à estação de televisão ABC.

Matthew Tenedório

Matthew morreu a tiro, quando o condutor da carrinha saiu do veículo e disparou sobre a multidão. "O meu filho morreu na hora... Ontem à noite abracei-o e beijei-o. Disse-lhe que o amava. Ele tinha tanta esperança, um grande futuro a trabalhar no estádio Super Dome em Nova Orleães. Ele tinha o emprego dos seus sonhos”, recorda, emocionada, a mãe à Sky News.

Matthew era filho de Luís e Kathy Tenedório. O pai era ainda criança quando se mudou com a família (os avós de Matthew) para os EUA. A família estabilizou-se em Long Island, numa casa da Washington Street, em Mineola. Os Tenedório mudar-se-iam em meados da década de 2000 para o estado da Luisiana, onde tanto Matthew como o pai, Luís Tenedório, eram técnicos de audio-visual no Superdome and Smoothie King Center, uma arena no centro da cidade de Nova Orleães. Matthew deixa também dois irmãos: Jonathan e Jeremy.

O primo de Matthew, Michael Tenedório, expressou o seu pesar nas redes sociais: "No terrível ataque da noite passada, tiraram o meu primo Matthew, com apenas 25 anos, de nós. Por favor, orem pela sua família". Foi Michael quem criou uma campanha de angariação de fundos de apoio a Matthew Tenedório na plataforma GoFundMe.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela