Secções
Entrar

Lisboa e Leiria sob aviso vermelho na sexta-feira devido à agitação marítima

03 de dezembro de 2020 às 13:02

O mau tempo que se vai fazer sentir já a partir da tarde de hoje surge na sequência da passagem em Portugal continental da depressão Dora.

Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar na sexta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental, segundo o IPMA.

Estes dois distritos vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 e as 21:00 de sexta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.

O mau tempo que se vai fazer sentir já a partir da tarde de hoje surge na sequência da passagem em Portugal continental da depressão Dora, que vai trazer também até sábado vento forte, precipitação, neve e descida da temperatura.

Em comunicado, o IPMA precisa que a depressão Dora, que está associada a uma superfície fria, vai fazer-se sentir a partir da tarde de hoje e atravessar todo o território durante o dia de sexta-feira.

Por causa desta situação, o IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro, o norte da Madeira e o Porto Santo sob aviso laranja entre as 00:00 de sexta-feira e as 17:00 de sábado por causa da agitação marítima forte.

Também sob aviso laranja, vão estar os distritos de Vila Real e Viana do Castelo devido à previsão de queda de neve acima da cota dos 600 metros entre as 06:00 e as 18:00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Braga, Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à queda de neve acima de 1.400/1.600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, entre as 00:00 e as 18:00 de sexta-feira.

Entretanto, entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira, vão estar sob aviso amarelo (menos grave) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA indica ainda que devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da depressão Dora com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura até sábado, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela