Secções
Entrar

Lisboa acolhe Conferência Mundial das Famílias em maio

09 de maio de 2019 às 08:02

O encontro conta já com a presença de 34 países, que se farão representar por universidades, organizações da sociedade civil e organismos internacionais.

Portugal vai acolher, pela primeira vez, a Conferência Mundial das Famílias, entre 13 a 15 maio, anunciou a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

A iniciativa -- promovida pela Organização Mundial da Família (WFO, na sigla em inglês), o centro das Nações Unidas para a formação e a pesquisa (UNITAR) e a CITE -- terá como foco "o empoderamento das famílias, garantindo a inclusão e a igualdade", segundo o material de imprensa divulgado em http://www.worldfamilysummit.org/.

O encontro, que vai realizar-se em Lisboa, conta já com a presença de 34 países, que se farão representar por universidades, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e poder político.

O evento de três dias terá como lema "Nenhuma família ficará para trás: famílias e autoridades locais trabalham juntas para assegurar uma educação inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem para todas as pessoas".

A jurista e ex-secretária de Estado para a Igualdade Maria do Céu da Cunha Rêgo, atualmente investigadora em Estudos de Género, será a convidada de honra do encontro.

Em 2004, o então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, sugeriu que se assinalasse o 10.º aniversário do Ano Internacional das Famílias, dando origem à primeira edição da Conferência Mundial das Famílias, que se realizou na China.

Desde então, o encontro tem-se realizado anualmente, em diferentes pontos do globo.

A declaração que resultar da conferência de Lisboa será depois apresentada no Conselho Económico e Social das Nações Unidas e enviada posteriormente para a Assembleia Geral das Nações Unidas, a realizar em setembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela