Incêndios em Mação e Sertã continuam a lavrar
Houve casas ardidas e várias aldeias evacuadas
Às 23h17, o incêndio em Mação, mais precisamente em Mantela, estava a ser combatido por 121 operacionais e 33 meios terrestres. A aldeia de Vale de Grou foi evacuada à noite pela Cruz Vermelha, segundo a SIC.
Em Castelo Branco, contavam-se quatro incêndios em curso, na Sertã. O foco em Mosteiro de São Tiago era o mais preocupante, sendo combatido por 995 operacionais com 319 meios terrestres.
Vasco Estrela, o presidente da Câmara de Mação, afirmou à tarde: "Contam-se duas habitações permanentes ardidas na aldeia de Frei João, freguesia de Carvoeiro, além das restantes cinco já reportadas anteriormente e mais cinco agora em Envendos."
O incêndio deflagrou na tarde de domingo no concelho da Sertã (distrito de Castelo Branco) e alastrou a Proença-a-Nova, bem como ao concelho de Mação (distrito de Santarém).
Cerca das 19 horas, o autarca de Mação, Vasco Estrela, afirmava: "Vamos ver como é que é possível tentar defender essas pessoas e localidades, tirando essas pessoas das aldeias para evitar que haja dramas humanos ou situações como a que se está a verificar em Envendos, onde já arderam hoje várias casas [algumas de primeira habitação]; ver concretamente o que aconteceu, para tentarmos perceber como é que podemos aliviar esse problema", afirmou, contabilizando um total de 10 mil hectares de área ardida desde domingo no concelho.
O autarca disse ainda que já foram evacuadas mais de uma dezena de aldeias, num total de cerca de 200 pessoas, mas algumas já regressaram a casa.
Edições do Dia
Boas leituras!