Secções
Entrar

Incêndios: Água Monchique retoma produção após prejuízos de €600 mil

24 de agosto de 2018 às 13:22

A empresa, uma das principais do concelho devastado pelo incêndio deste mês, garante que a qualidade da água não foi afectada.

A empresa Água Monchique, uma das principais do concelho devastado pelo incêndio deste mês, já retomou a produção e garante que a qualidade da água não foi afectada, apesar dos prejuízos que rondam os 600 mil euros.

Em declarações à agência Lusa, o presidente executivo da sociedade Água Monchique, Vítor Gonçalves, indicou que "a soma dos prejuízos ou da impossibilidade de facturação ronda os 550/600 mil euros".

Em causa estão "os custos da paragem, da não facturação, da não distribuição do produto no mercado, o que nos impediu de desenvolver a actividade normal" durante 10 dias, precisou o responsável.

Além dos oito dias em que a produção esteve suspensa devido ao fogo, a empresa precisou ainda de mais dois para assegurar a limpeza da fábrica e que "a qualidade da água se mantinha inalterada".

Sobre esta última questão, o responsável garantiu que a qualidade na água não foi afectada, já que o aquífero se encontra a 900 metros de profundidade, mas notou que a empresa estabeleceu "novos procedimentos de segurança, mais apertados".

"Só reunidas todas as condições de segurança é que iniciámos a produção", o que aconteceu na quarta-feira da semana passada, explicou Vítor Gonçalves, acrescentando que os 'stocks' no mercado estão agora a ser repostos e deverão estar "nos seus níveis normais" dentro de duas semanas.

De acordo com o presidente da Água Monchique, a empresa registou ainda danos materiais, já que alguns equipamentos ficaram destruídos ou inutilizados, mas equivalem a "valores, ainda assim, relativamente reduzidos, tendo em conta a grandeza da calamidade".

O incêndio rural de Monchique, que destruiu perto de 28 mil hectares, deflagrou em 3 de Agosto e foi dado como dominado uma semana depois, no dia 10. Atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afectado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

A fábrica da Água Monchique situa-se em Caldas de Monchique, uma das freguesias afectadas pelo incêndio, e emprega 35 pessoas, sendo esta empresa uma das maiores empregadoras da zona a seguir à Câmara Municipal.

É também das companhias com maior peso económico. Em 2017, a Água Monchique teve uma facturação de 10 milhões de euros e, este ano, previa chegar aos 13 milhões de euros.

"Temos sempre vindo a crescer a dois dígitos e portanto este incêndio, obviamente, vai ter influência na performance anual da empresa", admitiu Vítor Gonçalves, reconhecendo que a empresa não deverá "superar os números do ano passado".

"Os 10 dias parados deixam a sua marca nas contas anuais da empresa, a nível de facturação e de resultados", adiantou, recusando, contudo, que a solidez da companhia tenha sido afectada, já que tem uma "estrutura suficientemente forte".

Questionado sobre futuros projectos, o responsável falou, sem pormenorizar, numa futura expansão da fábrica em Monchique e no alargamento do portefólio da marca.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela