Secções
Entrar

Greve no SEF fechou postos de atendimento

27 de março de 2018 às 11:09

A adesão à greve dos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rondava às 10:15 os 80%, encontrando-se quase todos os postos de atendimento encerrados.

A adesão à greve dos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rondava às 10:15 os 80%, encontrando-se quase todos os postos de atendimento encerrados, adiantou à Lusa a presidente do Sindicato, Manuel Niza.

1 de 3
Foto: CMTV
SEF aeroporto
Foto: Vítor Mota
Foto: Sérgio Lemos / Correio da Manhã

"A adesão ronda, para já, os 80% a nível nacional. A informação que dispomos é a de que todos os postos de atendimento do país estão encerrados, com excepção de um na Avenida Augusto Aguiar, em Lisboa, que está aberto" e que estará a ser assegurado por trabalhadores precários, salientou.

No entender da presidente do Sindicato dos Funcionários do SEF, estes são trabalhadores precários não "deveriam ter acesso à base de dados dos serviços".

Manuel Niza remeteu para mais tarde, dados mais concretos sobre a paralisação.

Os funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) iniciaram hoje uma greve de três dias para alertar para o que chamam de "situação caótica" naquele serviço.

Segundo o Sinsef, a tutela [Ministério da Administração Interna) tem tido uma atitude de passividade e, juntamente com a Direcção Nacional, aplica "políticas administrativamente absurdas" e por isso os trabalhadores vão realizar hoje uma concentração "em silêncio" à porta do SEF em Lisboa.

"O SEF deprime-se e torna-se dia-a-dia cada vez mais ineficaz, as demoras agravam-se, as respostas não chegam, os utentes desesperam", refere o Sinsef, que reivindica o reconhecimento das carreiras dos funcionários não policiais.

Para a presidente do sindicato, os funcionários estão a lutar há muito tempo por uma carreira digna, que tem sido protelada "pelas tutelas e pelas direcções nacionais".

A carreira não policial tem perto de 600 funcionários que trabalham no serviço documental, que inclui a emissão de passaportes, autorizações de residência e vistos 'gold', de um total de 1.200 funcionários do SEF.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela