Secções
Entrar

Governo confirma morte de cidadão português em combate na Ucrânia

Lusa 01 de junho de 2025 às 16:12

Secretário de Estado das Comunidades disse que a mãe solicitou apoio consular para a trasladação do corpo e que a Embaixada de Portugal em Kiev vai "fazer tudo o que puder" nesse sentido.

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, confirmou este domingo à Lusa a notícia da morte, em combate, na Ucrânia, do cidadão português Jerónimo Guerreiro, e que a família pediu apoio consular para a trasladação do corpo para Portugal.

DR

"Tenho a informação desde ontem [sábado] à tarde e só hoje de manhã é que tive a resposta da mãe do jovem. Efetivamente, ela confirmou-me o que se passou. Ela recebeu a informação de lá. Eu tinha recebido a informação através de fontes pessoais, aqui", disse.

Mas o governante ressalvou: "Não temos uma confirmação definitiva oficial. Mas é oficiosa".

José Cesário disse que a mãe solicitou apoio consular para a trasladação do corpo e que a Embaixada de Portugal em Kiev vai "fazer tudo o que puder" nesse sentido.

"(A trasladação é) a grande preocupação da mãe. Podermos ajudá-la a trazer o corpo. Já pedi à nossa embaixada para fazer tudo o que puder no sentido de tentarmos chegar ao corpo, mas é muito difícil porque a área, pelo menos pela informação que temos, a área estará controlada pelos russos", explicou.

Questionado sobre se tem informações sobre mais cidadãos portugueses a combater na Ucrânia, José Cesário disse "não haver confirmação" de números.

"Sabemos que há lá casos, mas não temos confirmação total porque são pessoas que estão e depois deixam de estar e eles não nos informam. Nem têm que informar, porque estão lá a título meramente pessoal", concluiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela