Secções
Entrar

Fundação Champalimaud queixa-se de ataque informático "sem precedentes"

03 de julho de 2019 às 22:17

Ataque iniciou-se há cerca de 48 horas e a instituição "não cedeu a qualquer exigência dos atacantes".

A Fundação Champalimaud foi alvo de um ataque informático sem precedentes, mas conseguiu ultrapassar a situação sem ceder a qualquer exigência dos atacantes, divulgou hoje a instituição.

"A Fundação Champalimaud foi alvo de um ataque informático sem precedentes", refere um comunicado divulgado hoje pela instituição.

O consultor de comunicação da fundação, Vitor Cunha, disse à Lusa que o ataque iniciou-se há cerca de 48 horas e a instituição "não cedeu a qualquer exigência dos atacantes".

De acordo com a nota, "numa atuação conjunta com apoio da Altice Portugal, que para o efeito disponibilizou todos os seus meios técnicos e operacionais, foi possível ultrapassar a situação e garantir de imediato o funcionamento da instituição praticamente na sua plenitude".

O comunicado referiu ainda que, neste momento, a situação encontra-se totalmente ultrapassada e todos os sistemas foram integralmente restabelecidos em 44 horas.

"A Fundação pode assegurar que os mecanismos de mitigação e proteção existentes para situações como a detetada permitiram evitar qualquer violação dos dados pessoais dos doentes", sublinhou o comunicado.

Vítor Cunha acrescentou que "a privacidade dos doentes da fundação não foi violada, visto que este tema é muito importante nomeadamente na área da saúde".

As autoridades judiciárias competentes já foram notificadas da ocorrência, segundo a fundação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela