Secções
Entrar

Fesete vai aderir à greve geral de 11 de dezembro

Lusa 21 de novembro de 2025 às 18:57

As propostas "gravosas" do pacote laboral do Governo, que "pretendem roubar direitos, salários, subsídios, créditos e indemnizações" aos trabalhadores são o primeiro motivo invocado.

A Fesete - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal vai aderir à greve geral de 11 de dezembro, segundo informou esta sexta-feira em comunicado.
UGT e CGTP já se entenderam para greve em Junho Sábado
As propostas "gravosas" do pacote laboral do Governo, que "pretendem roubar direitos, salários, subsídios, créditos e indemnizações" aos trabalhadores são o primeiro motivo invocado pela federação sindical para justificar a paralisação. Para a Fesete, a greve geral tem também por objetivo "lutar por um aumento salarial de 150 euros a partir de janeiro" e por uma subida do subsídio de refeição para um mínimo de seis euros diários também a partir do início do próximo ano. A redução do horário semanal de trabalho para 35 horas e a revogação da norma que prevê a caducidade dos contratos coletivos de trabalho são outros dos objetivos. A CGTP e a UGT decidiram convocar uma greve geral para 11 de dezembro, em resposta ao anteprojeto de lei da reforma da legislação laboral apresentado pelo Governo. Esta será a primeira paralisação a juntar as duas centrais sindicais desde junho de 2013, altura em que Portugal estava sob intervenção da 'troika'.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela