Secções
Entrar

Enfermeiros consideram que sindicância a Ordem é "uma perseguição"

29 de abril de 2019 às 14:17

O grupo de enfermeiros da "greve cirúrgica" concentrou-se à entrada da Ordem, com cartazes, cravos brancos e vermelhos e ao som de "Grândola, Vila Morena" ou gritando "25 de Abril Sempre".

O grupo de enfermeiros da "greve cirúrgica" considera que a sindicância que a ministra da Saúde determinou à Ordem é "uma perseguição aos enfermeiros".

"Ao fazer esta perseguição à Ordem, é também uma perseguição aos enfermeiros", comentou à agência Lusa Catarina Barbosa, uma das responsáveis do grupo "greve cirúrgica", que esteve na origem das greves em blocos operatórios e que esta segunda-feira promoveu uma concentração de profissionais junto à sede da Ordem, no dia em que arrancaria a sindicância determinada pela ministra Marta Temido.

Algumas dezenas de profissionais concentraram-se à entrada da Ordem, com cartazes, cravos brancos e vermelhos e ao som de "Grândola, Vila Morena" ou gritando "25 de Abril Sempre".

Catarina Barbosa afirma que os enfermeiros não entendem "esta perseguição" e acredita que a sindicância "não vai dar em nada".

Hoje de manhã, elementos da Inspeção-geral das Atividades em Saúde chegaram à sede da Ordem dos Enfermeiros para iniciar a sindicância, que é no fundo uma averiguação geral às atividades de um organismo ou serviço.

Contudo, o início da sindicância foi suspenso pelo menos até ao início da tarde, porque a Ordem dos Enfermeiros exigiu ter o despacho da ministra que determinou a averiguação, acompanhado dos fundamentos e dos elementos de prova que o sustentam, segundo explicou aos jornalistas o advogado Paulo Graça, que está a acompanhar o caso em representação da Ordem.

Até cerca das 13:30, os inspetores da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) mantinham-se nas instalações da Ordem, mas sem dar início ainda à sindicância, que só começará quando forem entregues os documentos exigidos pela Ordem.

A bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, manifestou já na semana passada dúvidas legais sobre esta sindicância que será realizada pela IGAS.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela