Secções
Entrar

Em Chaves fazem-se as limpezas e contabilizam-se os estragos do mau tempo

22 de junho de 2018 às 10:28

Chaves foi assolada por "por uma chuva intensa, acompanhada de granizo, que provocaram inúmeras inundações no hospital, no centro de saúde número dois, em clínicas veterinárias e muitas em lojas comerciais.

O presidente da Câmara de Chaves disse que hoje é dia de limpeza e de contabilização dos estragos provocados pela chuva "muito intensa e queda de granizo" que afectaram o concelho e provocaram inundações e quedas de muros.

1 de 2

Nuno Vaz afirmou que, por volta das 22:00 de quinta-feira, Chaves foi assolada por "por uma chuva intensa, acompanhada de granizo, que provocaram inúmeras inundações no hospital, no centro de saúde número dois, em clínicas veterinárias e muitas em lojas comerciais".

"Foi uma hora muito intensa e preocupante porque havia rios de água a correr em muitas das ruas da cidade", descreveu à agência Lusa.

Nuno Vaz referiu ainda que, junto ao Ribelas, uma linha de água que subiu significativamente, houve também carros que ficaram parcialmente submersos, e que se verificaram situações de quedas de muros de suporte.

Há ainda o registo de caves inundadas, garagens afectadas e de situações em que a água da chuva entrou pelos tectos dos edifícios de habitação.

O autarca destacou a "rápida intervenção" das duas corporações de bombeiros da cidade que ajudaram a drenar a água das vias públicas e resolveram, num curto espaço de tempo, situações como a da urgência do hospital ou do centro de saúde.

"Hoje é dia de limpeza das lamas dos edifícios afectados e das ruas, de sinalização de estragos que não podem ser imediatamente reparados e de identificar pormenorizadamente os estragos e avaliar os prejuízos", frisou.

Nuno Vaz referiu que espera ainda um relatório por parte das juntas de freguesias sobre a situação no concelho, nomeadamente no que diz respeito aos estragos na agricultura que poderão ter sido provocados pelas "pedras de granizo de grande dimensão, que acompanharam a chuva".

Mau tempo: Granizo afectou dezenas de agricultores em Chaves
O presidente da Câmara de Chaves disse à agência Lusa que a chuva intensa e o granizo provocaram estragos na agricultura, nomeadamente a nível de árvores de fruto, milho, hortas e vinhas, afectando dezenas de agricultores.

Nuno Vaz referiu que o mau tempo, que se verificou na quinta-feira à noite, afectou principalmente as freguesias da Madalena, Samaiões e São Pedro de Agostém.

"A intensidade da chuva e, sobretudo, o granizo, fez com que algumas culturas ficassem muito danificadas e, algumas delas completamente perdidas. Estamos a falar sobretudo da cultura de milho e também as culturas verdes, hortas, alguma vinha e árvores de fruto da época", salientou.

O autarca disse que vai, agora, ser feito um levantamento dos prejuízos causados pelo mau tempo e avaliado o tipo de apoio que pode ser dado aos agricultores afectados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela