EDP e Sonae condenados a multa de 38 milhões de euros
A Autoridade da Concorrência acusou as empresas de pacto de não-concorrência numa campanha de comercialização de electricidade
A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou empresas dos grupos EDP e Sonae a pagar uma multa que ascende a 38,3 milhões de euros, acusando-as de pacto de não-concorrência numa campanha de comercialização de electricidade.
Em causa estão, a EDP - Energias de Portugal e a EDP Comercial - Comercialização de Energia, e, do grupo Sonae, a Sonae Investimentos, SGPS, a Sonae MC - Modelo Continente SGPS e a Modelo Continente Hipermercados, que foram condenadas ao "pagamento de coimas no montante global de 38,3 milhões euros pela realização de um pacto de não-concorrência, no âmbito da parceria criada para a implementação da campanha comercial 'Plano EDP Continente', que decorreu em 2012".
No comunicado hoje enviado, a Concorrência indica que, "por força do referido pacto, a EDP e a Sonae comprometeram-se a não entrar nos respetivos mercados, nomeadamente, vinculando a Sonae a não concorrer na comercialização de energia eléctrica, em Portugal continental, pelo período de dois anos", uma situação que a Lei da Concorrência proíbe expressamente.
Edições do Dia
Boas leituras!