Secções
Entrar

Durão Barroso garante que não será candidato à Presidência

Nuno Tiago Pinto 04 de dezembro de 2024 às 08:22

Numa longa entrevista à SÁBADO, que será publicada na edição desta quinta-feira, José Manuel Durão Barroso diz que apesar de o cargo de Presidente ser a "maior honra que um português pode ter" já esteve mais de 30 anos na política em diversos cargos executivos.

O antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia (CE) afasta-se da corrida à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa. Numa longa entrevista à SÁBADO, que será publicada na edição desta quinta-feira, José Manuel Durão Barroso diz que apesar de o cargo de Presidente ser a "maior honra que um português pode ter" já esteve mais de 30 anos na política em diversos cargos executivos. E resume: "entre o poder e a liberdade, prefiro a liberdade".

Nesta longa entrevista, realizada a propósito dos 20 anos da tomada de posse da primeira Comissão Europeia a que presidiu, Durão Barroso recorda os bastidores da ida para Bruxelas e dos anos que passou à frente do executivo comunitário, mas fala também da sua participação no processo de paz em Angola e no início das negociações que levaram à independência de Timor Leste, analisa a evolução do pensamento de Vladimir Putin (com quem se encontrou 25 vezes) e diz que a eleição de Donald Trump pode ser o que a Europa precisa para avançar.

Uma entrevista a não perder.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela