Secções
Entrar

Depressão Elsa: Mau tempo já fez dois mortos

19 de dezembro de 2019 às 20:28

A chuva e vento forte fizeram estragos em todo país, com pelo menos duas vítimas mortais registadas até ao momento. Ligações fluviais entre Lisboa e Península de Setúbal estão suspensas, acesso à ponte 25 de Abril está condicionado e milhares de ocorrências foram registadas.

A depressão Elsa chegou a Portugal Continental esta quarta-feira e teve, nesta quinta-feira, o seu dia mais intenso. Chuva forte e rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora fizeram pelo menos dois mortos e levaram a milhares de ocorrências, incluindo a suspensão das ligações pelo rio Tejo entre Lisboa e a Margem Sul.

A primeira vítima registada foi o condutor de camião no Montijo devido à queda de uma árvore, indicou a Proteção Civil à Agência Lusa.

Depressão Elsa: Queda de árvore mata condutor no Montijo

A queda de uma árvore no Montijo, Setúbal, matou o condutor de um veículo pesado, revelou a Proteção Civil, que já contabilizou 2.941 ocorrências devido ao mau tempo. - Portugal , Sábado.

A queda de uma árvore no Montijo, Setúbal, matou o condutor de um veículo pesado, revelou a Proteção Civil, que já contabilizou 2.941 ocorrências devido ao mau tempo. - Portugal , Sábado.




A segunda vítima mortal aconteceu no seguimento do desabamento de uma casa em Castro Daire, Viseu. De acordo com o Correio da Manhã, o homem estaria em casa, uma construção antiga, feita à base de granito, que acabou por não resistir à força do vento e da chuva. 



A Proteção Civil avançou que foram contabilizadas cerca de 4.200 ocorrências só entre as 15h e as 21h desta quinta-feira, com o mau tempo a deixar cinquenta e uma pessoas desalojadas no continente - a maioria devido a 
inundações e quedas de árvores, com o distrito do Porto a ser o mais atingido.

Segundo o comandante Pedro Nunes, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os desalojados passaram para o atendimento dos respetivos serviços municipais de proteção civil e da Segurança Social, regressando às suas casas assim que possível.

Depois de ter atravessado os Açores na noite de terça-feira, causando o cancelamento de algumas ligações da companhia aérea SATA e incidentes como a queda de árvores nas ilhas Terceira e São Miguel, Elsa passou para o continente, começando a fazer estragos na quarta-feira.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou nas 24 horas de quarta-feira mais de 500 ocorrências, a maioria relacionada com a queda de árvores e inundações. Por isso, para esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta colocando em alerta vermelho, o mais grave na escala, nove distritos: Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.

Ao todo e até às 15h00 desta quinta-feira, a Proteção Civil já tinha registadas 2.941 ocorrências devido ao mau tempo. Em Lisboa, os efeitos do mau tempo também têm sido visíveis, com a Transtejo/Soflusa a suspender as ligações fluviais da capital com a Península de Setúbal e a Proteção Civil a condicionar acessos na Ponte 25 de Abril a veículos pesados de mercadorias e ciclomotores.

Ligações entre a Margem Sul e Lisboa suspensas devido à depressão Elsa

Empresas fluviais assumem que não podem prever quando vai ser retomado o serviço que liga o Terreiro do Paço e o Cais do Sodré ao Seixal e ao Barreiro. - Portugal , Sábado.

Empresas fluviais assumem que não podem prever quando vai ser retomado o serviço que liga o Terreiro do Paço e o Cais do Sodré ao Seixal e ao Barreiro. - Portugal , Sábado.

Também a Estrada Marginal, que liga Lisboa a Cascais, está cortada ao trânsito nos dois sentidos em Oeiras, devido a um acidente rodoviário causado pelo agravar das condições climatéricas. À Lusa, os bombeiros de Oeiras adiantaram que o choque frontal provocou dois feridos ligeiros, transportados para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Além de Oeiras, concelhos como Sintra, Figueira da Foz, Seia, Lousã ou Arcos de Valdevez também apresentam condicionamentos nas estradas. No Alentejo, foram registadas quedas de árvores e estruturas, inundações, deslizamentos de terras e danos em redes elétricas mas nenhum causou especial preocupação.

Depressão Elsa: trânsito cortado na Serra de Sintra

A principal estrada da serra de Sintra, entre os cruzamentos de Azoia e de Portela e Portela Capuchos, foi hoje encerrada devido à forte precipitação e intensidade do vento, divulgou a Câmara de Sintra.

A principal estrada da serra de Sintra, entre os cruzamentos de Azoia e de Portela e Portela Capuchos, foi hoje encerrada devido à forte precipitação e intensidade do vento, divulgou a Câmara de Sintra.

Em Chaves, a subida das águas do rio Tâmega está a ameaçar habitações e a previsão é que continue a subir pela madrugada. Na cidade de Amarante, comerciantes foram aconselhados pela proteção civil local a retirar os seus haveres das lojas, face à subida do rio Tâmega.

O mau tempo e as ocorrências provocaram ainda cortes de eletricidade "em milhares de lares", anunciou a EDP Distribuição, que indicou Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real como os distritos mais afetados.

Além da depressão Elsa, Portugal será afetado no sábado por uma nova depressão, denominada Fabien, mas os níveis de precipitação e de vento serão inferiores aos registados durante esta quinta-feira.

À Lusa, fonte do IPMA indicou que a situação de vento muito forte ainda tem tendência para se agravar um pouco, principalmente na região sul, até cerca da meia-noite de hoje devido à depressão Elsa, começando depois "a diminuir gradualmente de intensidade" durante a madrugada" de sexta-feira. O tempo vai também começar a melhorar nesta sexta-feira, embora permaneça o vento e chuva forte na região sul, voltando novamente a sofrer um agravamento no sábado.

(atualizado às 21h39 com mais informação)

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela